Diário de São Paulo
Siga-nos

Bastidores do desfile com Cristo negro da Estácio de Sá viram documentário

O enredo "A fé que emerge das águas” garantiu a Estácio de Sá o título de campeã em 2019. Além do retorno ao grupo especial, o desfile rendeu à escola de

Diário de São Paulo
Diário de São Paulo

Redação Publicado em 12/01/2020, às 00h00 - Atualizado às 17h49


O filme sobre o enredo campeão de 2019 explora racismo, inclusão social e geração de empregos

O enredo “A fé que emerge das águas” garantiu a Estácio de Sá o título de campeã em 2019. Além do retorno ao grupo especial, o desfile rendeu à escola de samba mais antiga do Brasil um documentário dos bastidores da construção da homenagem da Estácio ao Panamá que será lançado no próximo dia 24 na quadra da escola.

O filme intitulado “Yo & Você – Carnaval do Mundo” é uma incursão audiovisual que fala das etapas percorridas para conceber e desenvolver a festa da Estácio de Sá na avenida e será lançado em noite regada a muito samba na quadra.

A obra é dirigida pelo cineasta venezuelano Tavo Chirivella sob a produção-executiva do pernambucano Henrique de Oliveira, responsável pela articulação da escola junto ao país caribenho e um veterano na produção de eventos culturais na Europa, África e América.

“A intenção é mostrar o que há por trás, o que não é glamoroso. O trabalho em equipe, a inclusão social, a geração de empregos, as pessoas que fazem o carnaval. Fomos ao barracão, à comunidade, às ruas”, avaliou Henrique de Oliveira.

O Cristo negro tão lembrado no desfile da Estácio de Sá também estará no documentário. “A crucificação do Cristo negro remete ao negro brasileiro escravizado, que passa martírio e romarias o tempo todo, tendo que provar que é bom. Quando ele vê a cena, se vê crucificado”, disse o ator Evandro Machado, intérprete do personagem na comissão de frente.

IG

Compartilhe  

últimas notícias