Diário de São Paulo
Siga-nos

Bairro em Rio Preto entra em alerta por causa da febre amarela

Moradores do bairro Boa Vista, em São José do Rio Preto (SP), estão sendo vacinados em caráter emergencial depois de um macaco morrer em uma clínica de

Bairro em Rio Preto entra em alerta por causa da febre amarela
Bairro em Rio Preto entra em alerta por causa da febre amarela

Redação Publicado em 19/11/2016, às 00h00 - Atualizado às 09h23


Vacinação ocorre após a morte de macaco em clínica no bairro.
Quatro macacos já morreram devido à febre amarela este ano na região.

Moradores do bairro Boa Vista, em São José do Rio Preto (SP), estão sendo vacinados em caráter emergencial depois de um macaco morrer em uma clínica de animais exóticos na região sul da cidade.

Segundo informações da Secretaria Municipal de Saúde, o animal foi trazido para Rio Preto por um produtor rural de Catanduva (SP). Dois macacos já tinham morrido no sítio dele.

Técnicos da Vigilância Sanitária colheram amostras e enviaram para o Instituto Adolfo Lutz, de São Paulo, para saber se a causa da morte foi por febre amarela. Além da vacinação, equipes fizeram bloqueio e nebulização nas casas.

Quatro macacos já morreram por causa da  febre amarela este ano na região de São José do Rio Preto (SP). As mortes são motivo para as autoridades locais ficarem em estado de alerta. Desde setembro, macacos também foram encontrados mortos com suspeita da doença em Urupês (SP), Cedral (SP), Mendonça (SP) e Jaci (SP). Nessas cidades não foi possível coletar material para fazer o exame que confirma a causa das mortes devido ao estado de decomposição dos corpos dos animais.

A técnica da Vigilância Estadual de Rio Preto, Mônica Bocchi, disse que, apesar da preocupação, não há motivo para pânico na população. Isso porque, até agora, o vírus circularia apenas no meio silvestre, sem registros de casos nas áreas urbanas.

Compartilhe  

últimas notícias