Diário de São Paulo
Siga-nos

Avaliação de Catanduva melhora ainda mais em estudo nacional

9ª colocada o estado de São Paulo e está entre o seleto grupo de 24% das cidades mais eficientes do país

Avaliação de Catanduva melhora ainda mais em estudo nacional
Avaliação de Catanduva melhora ainda mais em estudo nacional

Redação Publicado em 03/09/2016, às 00h00 - Atualizado às 16h03


9ª colocada o estado de São Paulo e está entre o seleto grupo de 24% das cidades mais eficientes do país

Na semana passada o jornal Folha de São Paulo e Datafolha apresentaram o Ranking de Eficiência dos Municípios (REM), no qual Catanduva aparece na 9ª colocação entre as cidades mais eficientes do estado de São Paulo, dentre os municípios de 50 a 200 mil habitantes. Esta semana, a secretaria municipal de Finanças atualizou os dados utilizados pelo REM, que demonstram que Catanduva avançou ainda mais neste último ano nas três áreas analisadas: saúde, educação e saneamento.
De acordo com o estudo, o prefeito Geraldo Vinholi conseguiu atender as necessidades básicas da população levando em consideração as receitas arrecadadas e o número de habitantes da cidade, colocando a cidade entre as melhores de São Paulo e do Brasil.
Catanduva está num grupo seleto de 24% das cidades consideradas mais eficientes do país. O restante dos municípios se dividem entre 5% ineficientes e 71% com pouca eficiência. Três entre cada quatro municípios do Brasil (76%) não são eficientes no uso dos recursos disponíveis para as áreas básicas de saúde, educação e saneamento. Catanduva está à frente de cidades importantes como São José do Rio Preto e Campinas.
Enquanto 74% da população dos 5.281 municípios analisados não aprovam as políticas públicas de seus prefeitos, em Catanduva está situação é muito diferente, recebendo aprovação altíssima em educação, saneamento e saúde, esta última chega a 98% de avaliação positiva.
De acordo com dados oficiais, apesar da queda de 10% na arrecadação municipal, houve aumento de satisfação dos usuários e melhora na colocação em rankings nacionais, devido ao forte investimento e a qualidade do serviço oferecido.
Acompanhe os números atualizados:
Educação
Na área da Educação, o prefeito Vinholi investe quase 20 milhões por ano acima dos 25% obrigatórios por lei
Crianças de 4 e 5 anos: 100% vagas
Crianças de 0 a 3 anos: mais de 70% atendidas (100% até final do ano)
Saúde
O prefeito Vinholi investe acima dos 15% obrigatórios por lei
Cobertura por equipes de atenção básica 92,66%
Fonte: Departamento de Atenção Básica – Ministério da Saúde
Médicos por 1000 habitantes: 4,8
Fonte: SEADE – Portal de Estatísticas do Estado de Saúde
Saneamento
Atendimento de água: 99,5 %
Cobertura de esgoto : 99 %, destes 100% é tratado
Coleta domiciliar em 99% e 99% da coleta seletiva porta a porta na área urbana.
O estudo realizado pela Folha chega aos cidadãos num momento oportuno, quando os munícipes se preparam para eleger os seus prefeitos e vereadores. Através do REM pode se ver a qualidade dos serviços prestados, o grau de eficiência das cidades e informar os eleitores da posição de seus municípios num avaliação nacional.

Compartilhe  

últimas notícias