Auxílio estudantil

Programa Pé-de-Meia é ampliado para além dos estudantes participantes do Bolsa Família; saiba mais

A informação foi confirmada pelo presidente durante o lançamento do programa Acredita, nesta segunda-feira (22)

Programa Pé-de-Meia é ampliado para além dos estudantes participantes do Bolsa Família; saiba mais - Imagem: Reprodução X I @KriskaCarvalho

Milleny Ferreira Publicado em 22/04/2024, às 13h27

Nesta segunda-feira (22) o presidente da república Luiz Inácio Lula da Silva anunciou uma ampliação entre os jovens que terão direito ao auxílio financeiro escolar criado por conta do novo projeto do governo, Pé-de-Meia

A princípio o programa tinha a intenção de incluir apenas aqueles estudantes que fizessem parte do Bolsa Família, agora com essa mudança será incluído todos os jovens que também possuam inscrição no CadÚnico, com isso a expectativa é que o benefício possa alcançar pelo menos mais 1,2 milhão de estudantes. 

Como já anunciado antes pelo próprio governo, o projeto promete a criação de uma poupança com o auxílio financeiro mensal de R$200 para todos os estudantes que seguirem os critérios, como manter a frequência mínima às aulas e participação em exames de avaliação. 

De acordo com informações do portal O Globo, atualmente são cerca de pelo menos 2,5 milhões de alunos integrados com o Bolsa Família e participantes desta medida, com a ampliação a previsão é que aumente pelo menos para 3,6 milhões.

Essa decisão já era uma ideia defendida desde o início pelo ministro da Educação, Camilo Santana, porém para que a execução, contudo, contrariava a equipe econômica do governo. Vale ressaltar que se o aumento sair como o esperado, o programa começará a custear cerca de R$11 bilhões anuais. 

Camilo Santana, por sua vez, usou uma das frases de Lula como arma de apoio em sua defesa: “educação não é gasto, é investimento”.

Segundo o próprio presidente Lula, a ampliação do público-alvo está prevista na Medida Provisória do programa, que sairá no Diário Oficial da próxima terça-feira (23).

Quando nós anunciamos o Pé-De-Meia, a linha de corte era o cadastro do Bolsa Família, e ficou de fora o Cadúnico. Agora resolvemos aumentar a linha de corte para o CadÚnico e vai entrar mais 1,2 milhão de meninos e meninas no programa”, declarou Lula.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse nesta segunda-feira (22) que o governo vai incluir mais 1,2 milhão de alunos no programa Pé-de-Meia, que concede bolsas para incentivar estudantes pobres a permanecerem no ensino médio. O desenho atual do programa dá prioridade… pic.twitter.com/mIpU3xPfwX

— Folha de S.Paulo (@folha) April 22, 2024
educação Lula bolsa família Cadúnico ensino médio pé-de-meia auxílio estudantil

Leia também