Decisão judicial

Liberdade: Justiça revoga decisão e Sérgio Cabral se livra da prisão domiciliar

O político é ex-governador do estado do Rio de Janeiro

O político é ex-governador do estado do Rio de Janeiro e estava cumprindo prisão domiciliar - Imagem: reprodução Instagram

Jessica Anjos Publicado em 09/02/2023, às 19h07

Nesta quinta-feira (9), a Justiça brasileira tomou a decisão de revogar, ou seja, cancelar, a prisão domiciliar que Sérgio Cabral, ex-governador do Rio de Janeiro, cumpria desde 19 de dezembro do ano passado após ficar seis anos preso.

A partir de agora, o político está em liberdade, mas continua cumprindo 'medidas cautelares' como:

A decisão se deu no Tribunal Regional Federal da 2ª Região. Os desembargadores Andréa Esmeraldo, Ivan Athié, Simone Schreiber e William Douglas votaram a favor do ex-governador responder o processo em liberdade. Já Marcello Granado, Flávio Lucas e Wanderley Sanan foram contra.

Sérgio Cabral está sendo investigado por supostamente ter recebido dinheiro de propina de construtoras para dar vantagens a elas, realizando grandes obras públicas no Rio.

A investigação foi denominada de Calicute, e começou em 2016, investigando crimes de corrupção, lavagem de dinheiro e associação criminosa praticados pelo ex-governador e outros políticos.

No total, Sérgio foi condenado a cumprir 436 anos e 9 meses de prisão. Os advogados dele recorreram a todas. 

De acordo com UOL, em nota, a defesa do político disse que estão celebrando a decisão e o "reconhecimento pela Justiça da ausência de motivos e do extenso e absurdo lapso temporal de prisão do ex-governador". 

rio de janeiro Sérgio Cabral Operação Calicute Tribunal Regional Federal da 2ª Região

Leia também