Campanha

Eleições 2022: André Janones desiste de candidatura à presidência e revela qual político vai apoiar

Anúncio foi feito nesta quinta-feira em uma live

André Janones, membro da Câmara dos Deputados pelo Avante - Imagem: Reprodução/Facebook

Mateus Omena Publicado em 04/08/2022, às 18h42

O deputado André Janones (Avante - MG) desistiu oficialmente de sua candidatura à Presidência da República. O anúncio foi feito na tarde desta quinta-feira (4) em uma live.

Em meio a transmissão, o político declarou que vai apoiar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas Eleições 2022.

Janones informou também que deseja que seu partido faça coligação formal com a chapa presidencial encabeçada pelo PT.

Ele e Lula se reuniram na tarde desta quinta-feira (4), em São Paulo, para fazer uma live nas redes sociais. Eles apareceram juntos na nova sede da campanha do PT, em Higienópolis, bairro nobre da capital.

O encontro funcionou como uma formalização de conversas que vinham ocorrendo há alguns dias. O deputado já tinha indicado que tomaria a decisão de apoiar o ex-presidente. “A partir desse momento, [a candidatura] está unificada e passa a ser representada pela candidatura do presidente Lula”.

Os dois políticos também discutiram suas propostas a serem incorporadas ao programa lulista.

Durante a transmissão, ficou acertado que Janones vai integrar o núcleo de redes sociais da campanha. O deputado obteve popularidade ao realizar transmissões ao vivo durante a greve dos caminhoneiros, em 2018.

Na mais recente pesquisa Datafolha, divulgada na semana passada, Janones marcou 1% nas intenções de voto.

A notícia representou um grande alívio para o petista, pois conquistar o apoio de Janones era um dos objetivos da campanha de Lula, que almeja vencer as eleições ainda no primeiro turno. Além disso, Janones é de Minas Gerais, o segundo maior colégio eleitoral do país, fator que pode ser vantajoso para o ex-presidente.

Por outro lado, Janones explicou nos últimos dias que as duas principais condições que colocaria para o ex-presidente Lula em troca do apoio eram: Auxílio Brasil permanente de R$ 600 e mais investimentos no SUS para tratamento de saúde mental.

🇧🇷 Em vídeo com Lula (PT), André Janones (Avante) anuncia retirada de candidatura à Presidência da República e declara apoio ao petista. pic.twitter.com/uYXb3BrgfO

— Eixo Político (@eixopolitico) August 4, 2022

Carreira política

Nascido em Ituiutaba, Minas Gerais, André Janones, 38 anos, ganhou destaque nas redes sociais ao realizar transmissões ao vivo durante a greve dos caminhoneiros em maio de 2018. No mesmo ano, ele se elegeu como o terceiro deputado mais votado em Minas Gerais, com 178 mil votos.

A sua candidatura à Presidência da República pelo Avante foi lançada oficialmente em 23 de julho. Na época, o deputado chegou a dizer que poderia ser um “caminho” para evitar uma “eleição do ódio”, na qual os dois principais rivais são Jair Bolsonaro (PL) e Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Antes de chegar ao Avante, Janones passou por três partidos, entre eles o PT. Segundo a certidão de filiação do TSE, o deputado passou pelo PT (2003-2015), PSC (2015-2018) e Democracia Cristã (por uma semana em 2018) e Avante (2018-até o momento).

eleições Lula Bolsonaro brasil pt eleições 2022 André Janones Avante Presidência da República

Leia também