Tragédia no RS

Após estragos das chuvas, Lula chega ao Rio Grande do Sul neste domingo (4)

O presidente sobrevoou as áreas atingidas por enchentes no estado

A comitiva acompanhará operações de socorro a vítimas de enchente - Foto: Ricardo Stuckert / Agência Brasil

Vitória Tedeschi Publicado em 05/05/2024, às 14h26

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) chegou ao estado do Rio Grande do Sul (RS) neste domingo (5), com o objetivo de acompanhar de perto a situação alarmante que o estado enfrenta após a tragédia causada pelas fortes chuvas ao longo desta semana.

Estou em contato permanente com os ministros e o comando militar que estão no Rio Grande do Sul. Amanhã retorno ao estado para acompanhar e reforçar o trabalho coordenado com o governo do estado e as prefeituras nesse momento tão difícil", anunciou Lula em seu perfil no X (antigo Twitter).

De acordo com a Agência Brasil, a comitiva do presidente desembarcou na Base Aérea de Canoas (RS) e, em seguida, Lula, Lira, Pacheco e Leite, sobrevoaram de helicóptero o centro de Porto Alegre. Em vídeo postado nas redes sociais de Lula, o governador Eduardo Leite mostra as redondezas do mercado municipal da capital gaúcha coberto pela água. Veja abaixo:

Em Porto Alegre com o governador @EduardoLeite_. Todos os poderes e níveis de governo trabalhando unidos neste momento de emergência. Seguiremos trabalhando juntos pela recuperação das regiões afetadas pelas fortes chuvas.

🎥 @ricardostuckert pic.twitter.com/KRKi0iwhro

— Lula (@LulaOficial) May 5, 2024

Paulo Pimenta, ministro das Comunicações, também por meio de suas redes sociais, anunciou que um escritório permanente foi instalado no local, onde mais de 2000 pessoas estão trabalhando nas ações de resgate.

🚨 🟩🟥🟨

Escritório permanente instalado no Rio Grande do Sul. Mais de 2000 pessoas trabalham no resgate. 32 aeronaves, das quais mais de 20 das forças armadas e PRF, atuam no local. 9.749 resgates já realizados. O trabalho continua. O @govbr está com o povo gaúcho.

📲… pic.twitter.com/ItwVGgsC3M

— Paulo Pimenta (@Pimenta13Br) May 4, 2024

De acordo com o g1 esta é a segunda visita do presidente ao estado, que enfrenta um cenário devastador com mais de 50 mortos em decorrência das chuvas e das cheias dos rios, além de 42,2 mil pessoas desabrigadas. Lula esteve no Rio Grande do Sul na última quinta-feira (2).

Junto com o presidente, estão nove ministros, incluindo Rui Costa (Casa Civil), José Mucio (Defesa), Fernando Haddad (Fazenda), Renan Filho (Transportes), Silvio Costa Filho (Portos e Aeroportos), Camilo Santana (Educação), Nísia Trindade (Saúde), Luiz Marinho (Trabalho e Emprego), Wellington Dias (Desenvolvimento Social e Combate à Fome), Marina Silva (Meio Ambiente e Mudança do Clima), Jader Filho (Cidades), Márcio Macêdo (Secretaria-Geral) e Alexandre Padilha (Secretaria de Relações Institucionais).

Luiz Inácio Lula da Silva (PT) Rio Grande do Sul (RS) Lula chega ao Rio Grande do Sul tragédia no Rio Grande do Sul

Leia também