Monarquia Britânica

Um dia antes de morrer, Rainha Elizabeth enviou carta ao Brasil; veja conteúdo

A mensagem foi divulgada pela embaixadora do Reino Unido no Brasil, Melanie Hopkins, pelo Twitter

Monarca morreu nesta quinta-feira (8) aos 96 anos - Imagem: reprodução Instagram @rainhadoreinounido

Vitória Tedeschi Publicado em 10/09/2022, às 18h50

Um dia antes de sua morte, na última quarta-feira (7), a Rainha Elizabeth II enviou uma carta ao presidente Jair Bolsonaro (PL), destinada a todos os brasileiros. Na ocasião, a monarca parabenizou o Brasil pelo Bicentenário da Independência. A mensagem foi publicada por Melanie Hopkins, encarregada da Embaixada Britânica no Brasil.

"Em meio à celebração da importante ocasião dos 200 anos de independência, gostaria de parabenizar Vossa Excelência e enviar minhas felicitações ao povo da República Federativa do Brasil, lembrando com carinho da minha visita ao país, em 1968", ininciou a monarca.

Veja a carta completa:

É com enorme alegria que compartilho uma bela mensagem enviada por Sua Majestade, a Rainha Elizabeth II 👑, ao povo brasileiro, representado pelo Pres. da República. É mais um símbolo da importância do Brasil para o Reino Unido, uma parceria de 200 anos. 🇧🇷🇬🇧 #DiaDaIndependencia pic.twitter.com/IZ8fFNZ8Jw

— Melanie Hopkins (@mhopkinsfco) September 7, 2022

O feriado de 7 de setembro deste ano, que marcou os 200 anos da Independência do Brasil, foi marcado pelos discursos do presidente Jair Bolsonaro (PL). O chefe do Executivo pediu votos ao público, criticou as pesquisas eleitorais e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e puxou um coro gritando "imbrochável" para si mesmo, em Brasília.

Além disso, como relembrado na carta pela falecida Rainha, ao longo de seus 96 anos, ela fez uma única viagem ao Brasil, acompanhada de seu marido, o falecido príncipe Philip. Em oito dias, o casal passou por cinco capitais: Recife, Salvador, Brasília, São Paulo e Rio, antes de seguir para Buenos Aires, na Argentina.

A agenda incluiu eventos com autoridades como o então presidente da República, Artur da Costa e Silva, segundo governante da ditadura militar, e visitas a locais históricos como o Monumento ao Ipiranga, em São Paulo, e o Mercado Modelo, em Salvador.

Bolsonaro brasil RAINHA ELIZABETH II CARTA 7 DE SETEMBRO

Leia também