ENEM 2023

O resultado do Enem 2023 será divulgado nesta terça; confira como utilizar sua nota

O Enem 2023 foi reaplicado em 5 e 12 de novembro, na versão regular do exame, e em 12 e 13 de dezembro na versão PPL e reaplicação

O Enem 2023 foi reaplicado em 5 e 12 de novembro, na versão regular do exame, e em 12 e 13 de dezembro na versão PPL e reaplicação - Imagem: Reprodução/Instagram @samiestudy

Ana Rodrigues Publicado em 16/01/2024, às 09h02

Nesta terça-feira (16), será divulgado os resultados individuais do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023. A divulgação deve acontecer após uma entrevista coletiva do Ministério da Educação (MEC) e do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

O Enem é a principal porta de entrada para o ensino superior no Brasil, pois ele permite que seus participantes concorrer a vagas em universidades públicas e privadas, e até a financiamento e bolsas privadas, com as notas obtidas nas provas.

Segundo o G1, as provas foram aplicadas em 5 e 12 de novembro, na versão regular do exame, e em 12 e 13 de dezembro na versão PPL (para pessoas privadas de liberdade) e reaplicação.

Confira como as notas podem ser utilizadas no Brasil e no exterior:

No exterior

Em Portugal, pelo menos 29 instituições - incluindo universidades, institutos politécnicos e escolas superiores -, aceitam as notas do Enem em seus processos de admissão. O país é o que mais aceita o Enem como vestibular, além do Brasil, graças a um acordo entre os dois governos.

Nos Estados Unidos, pelo menos 4 universidades, aceitam a nota do Enem como critério de ingresso. O processo seletivo para estas instituições também pode envolver outros passos, como o exame de proficiência em inglês e o comprovante de conclusão do ensino médio.

Algumas universidades do Reino Unido levam em conta a nota do Enem no processo de admissão. Outros passos também podem ser necessários para ingresso e matrícula.

No Canadá, pelo menos a Universidade de Toronto e a Universidade Metropolitana de Toronto aceitam o Enem como parte do processo de ingresso em suas graduações. As universidades podem estabelecer outras etapas para o processo de admissão.

Confira a lista de faculdades aqui.

Como usar a nota do Enem no Brasil

O governo federal tem três programas nacionais para o ingresso no ensino superior. Eles funcionam para admissão em universidades públicas, concessão de bolsas em instituições privadas ou financiamento de cursos, nas faculdades particulares.

SISU

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é o programa do Ministério da Educação (MEC) que seleciona estudantes para universidades públicas. A partir deste ano (2024), o programa passa a ter apenas uma edição por ano.

Vale reforçar que, com essa novidade de edição única, o programa terá apenas um calendário válido para todos os participantes. Ou seja, mesmo que os candidatos iniciem o curso somente no segundo semestre, eles precisarão se matricular na mesma data dos que iniciam o curso no primeiro semestre.

PROUNI

O Programa Universidade para Todos (Prouni) é uma iniciativa do MEC que oferece bolsas integrais (100%) e parciais (50% de desconto) em instituições de ensino particulares.

FIES

O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) é um programa do governo federal que paga parte das mensalidades de estudantes em universidades e faculdades privadas, com a possibilidade de os beneficiários quitarem o financiamento após a formatura.

O Fies tem sido alvo de críticas, pois ele não garante o financiamento de 100%, e os alunos, sem condições de pagar o restante, acabam depois se endividando.

Universidades privadas no Brasil

Há muitas instituições privadas de ensino superior que utilizam a nota do Enem no processo seletivo o que oferecem descontos nas mensalidades a partir do desempenho do candidato nesse exame. As regras e datas variam de universidade para universidade.

prouni FIES Sisu universidade pública ENEM 2023 Universidade privada Faculdades no Exterior

Leia também