Diário de São Paulo
Siga-nos

Alex Zanardi volta para casa após mais de um ano internado

Alex Zanardi está de volta à casa. Após mais de um ano internado por conta de um grave acidente de bicicleta em Siena, na Itália, o multicampeão paralímpico e

Alex Zanardi volta para casa após mais de um ano internado
Alex Zanardi volta para casa após mais de um ano internado

Redação Publicado em 20/12/2021, às 00h00 - Atualizado às 11h35


Ex-piloto e multicampeão paralímpico estava em hospital por conta de grave acidente

Alex Zanardi está de volta à casa. Após mais de um ano internado por conta de um grave acidente de bicicleta em Siena, na Itália, o multicampeão paralímpico e ex-piloto de Indy e F1 deixou o hospital nas últimas semanas. Em entrevista ao site da BMW Itália, empresa pela qual Zanardi atua como embaixador, Daniela, sua esposa, revelou detalhes da sua recuperação do italiano, de 55 anos.

– Alex conseguiu deixar o hospital há algumas semanas e agora está de volta para casa conosco. Esperamos muito que isso acontecesse e estamos muito felizes que agora tenha sido possível, embora no futuro ainda haja internações temporárias em clínicas especiais para a realização de medidas específicas de reabilitação no local – disse.

Descrição da imagem: Alex Zanardi exibe medalha de prata conquistada no ciclismo — Foto: AP

Descrição da imagem: Alex Zanardi exibe medalha de prata conquistada no ciclismo — Foto: AP

Maior campeão do Paraciclismo nos Jogos Paralímpicos, com quatro medalhas de ouro e duas de prata, Zanardi foi colocado em coma induzido após sofrer graves lesões cerebrais e faciais em uma colisão com um caminhão durante uma corrida de bicicletas próximo em 19 de junho de 2020. Daniela afirma que, neste momento, é fundamental que o italiano fique com a família.

– Depois do longo período de internamento é importante para ele voltar para a sua família e para o seu ambiente familiar. Devemos também considerar que, devido à situação de pandemia, durante um ano e meio o Alex só teve pessoas com máscaras em torno dele. e dispositivos de proteção. Alex não encontra amigos e família há um ano e meio. Só eu, nosso filho e a mãe de Alex podíamos visitá-lo, mas sempre apenas uma pessoa por dia e apenas por uma hora e meia. Tudo isso não ajudou a tornar as coisas mais fáceis para Alex. Portanto, ajuda que ele agora esteja em casa conosco, embora no momento ele só tenha parentes próximos por perto. Mas ficamos com Alex o dia todo, ele está em seu ambiente familiar e por isso pode voltar ao mínimo ao normal. Isso lhe dá mais força.

O acidente aconteceu na rodovia SP 146, perto do município de Pienza (a 55 km de Siena). De acordo com o jornal “Gazzetta dello Sport”, Zanardi teria perdido o controle da bicicleta durante uma descida, invadido a contramão e batido em um caminhão. Em entrevista ao “La Repubblica” o técnico da equipe de ciclistas, Mario Valentini, afirmou que o caminhoneiro ainda tentou evitar a colisão, mas que a ação foi em vão.

Papa Francisco escreve carta a Alex Zanardi — Foto: Reprodução/La Gazzetta dello Sport

Papa Francisco escreve carta a Alex Zanardi — Foto: Reprodução/La Gazzetta dello Sport

A carreira de Zanardi

Zanardi teve carreira discreta na F1, mas brilhou na CART, uma das categorias dissidentes da Indy. Foi bicampeão em 1997 e 1998 e terceiro colocado em 1996. Nesse período, conquistou 15 vitórias e subiu ao pódio 27 vezes.

Em setembro de 2001, porém, viu a vida virar de cabeça para baixo em um tenebroso acidente em uma etapa da categoria disputada em Lausitzring, na Alemanha. Zanardi rodou, bateu no muro e ficou atravessado na pista.

Descrição da imagem: Alex Zanardi teve as pernas comprometidas em acidente na Fórmula Indy em 2001 — Foto: Getty Images

Descrição da imagem: Alex Zanardi teve as pernas comprometidas em acidente na Fórmula Indy em 2001 — Foto: Getty Images

Ele foi atingido em cheio pelo carro do canadense Alex Tagliani. Zanardi teve as pernas severamente comprometidas no acidente, foi submetido a diversas cirurgias de emergência e precisou amputá-las acima do joelho. Em 2007 ele começou a competir no paraciclismo.

Em Londres, em 2012, e conquistou três medalhas (duas de ouro e uma de prata), se tornando o maior campeão do ciclismo paralímpico. No Rio, em 2016, repetiu a dose e conquistou o mesmo número de medalhas que nos jogos passados, totalizando quatro ouros e duas pratas em Paralimpíadas.

Alessandro Zanardi pódio paralimpiada — Foto: Reuters

Alessandro Zanardi pódio paralimpiada — Foto: Reuters

Com a façanha, foi ao topo do ranking na modalidade, superando o australiano Christopher Scott, que também possui seis medalhas (três ouros, duas pratas e um bronze).

.

.

.

Globo Esporte

Compartilhe  

últimas notícias