Diário de São Paulo
Siga-nos

Agir como dono: sua empresa aceita isto?

A cada dia que passa mais e mais ouvimos nos ambientes empresariais que é necessário ter “cabeça de dono”. Pensar como dono. Agir como dono.

Agir como dono: sua empresa aceita isto?
Agir como dono: sua empresa aceita isto?

Redação Publicado em 28/06/2018, às 00h00 - Atualizado às 09h42


A cada dia que passa mais e mais ouvimos nos ambientes empresariais que é necessário ter “cabeça de dono”. Pensar como dono. Agir como dono.

Concordo plenamente. Quanto mais os profissionais tiverem uma visão holística das empresas, do mercado em que atuam e de modo mais abrangente da sociedade, melhor será a sua performance e mais ele poderá contribuir com o sucesso da organização.

Está claro que o novo conceito de empreendedorismo demonstra que “não é mais necessário ter uma empresa para ser empreendedor”. Perfeito. Concordo novamente.

O fundamental para o profissional atual é ter uma atitude empreendedora.

Na teoria tudo ótimo. Funciona que é uma beleza.

E na prática? Será verdade?

Sua empresa permite uma postura empreendedora?

Aqui é que pega. Este é o ponto.

Quem empreende acerta e erra. Normalmente mais se erra do que se acerta, principalmente no início.  Erro significa custo.

E aí, já pensou? Sua empresa permite esta postura?

O fato meus amigos é que estamos numa grande encruzilhada.

Percebemos claramente que as gerações mais jovens buscam ser empreendedores. Pesquisas mostram isto de modo inconteste. A percepção de quem trabalha também.

As empresas por outro lado, buscam reter os seus melhores e jovens talentos mesmo sabendo que o “sonho” do jovem é empreender. Para tanto é obrigada a permitir que os mesmos desenvolvam o intraempreendedorismo de modo consistente.

Por outro lado os executivos são massacrados diariamente para reduzir custos. Onde se reduz custo em demasia, não se permite errar.

Entenderam a equação? O que fazer?

Primeiramente devemos ter a consciência e total certeza de que este sonho empreendedor não é passageiro. Acreditem. Não é. As pessoas querem cada vez mais ter o domínio da sua vida, de seus horários, de seus anseios. Trabalhar para uma grande empresa, multinacional de preferência, não é mais a Meca da Felicidade. O que foi para a minha geração o maior sonho de consumo universitário, hoje é apenas uma opção para alguns.

Isto deve ser pensado no Planejamento Estratégico das organizações. Criar uma Cultura empreendedora é algo que precisa estar na agenda dos Líderes no mais alto escalão. Reduzir custos com certeza estará nesta agenda entretanto, não as custas dos erros dos empreendedores.

Este assunto é muito importante para ser tratado de outra forma que não a exposta acima. Quer ter futuro? Injete empreendedorismo na veia das pessoas, traga-as para perto de você e tome doses cavalares de Cultura Empreendedora. A receita é esta. Siga corretamente. O saúde e o futuro  da sua empresa agradecem.

Compartilhe  

últimas notícias