Sem categoria
Aeroporto de Salvador testa embarque por biometria facial

Tecnologia está sendo testada com passageiros voluntários da GOL
Já está funcionando no Aeroporto de Salvador um projeto piloto chamado Embarque + Seguro, que dispensa o uso de documento de identificação, pelos passageiros, na hora do embarque. A identificação é feita por meio de reconhecimento facial e por identificação biométrica.
A tecnologia está sendo testada inicialmente com passageiros voluntários da companhia aérea GOL. “No momento do check-in no aeroporto, é feita a validação biométrica do passageiro, comparando os dados e foto tirada na hora, com a base do governo e a vinculação ao cartão de embarque. Para entrar na aeronave, o embarque ocorre por meio de identificação facial por biometria, sem a necessidade de apresentar qualquer documento”, informou por meio de nota o Ministério da Infraestrutura.
O banco de dados usado para validação das informações das pessoas agrega a base de dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), bem como das CNHs (Carteira Nacional de Habilitação) do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). “Na prática, isso significa que não só os motoristas, mas também todos os eleitores que fizeram o cadastramento biométrico no TSE, poderão usufruir das facilidades da validação biométrica para viajar. Ao todo, são 67 milhões de CNHs e 120 milhões de eleitores cadastrados”, diz a nota do ministério ao informar que “em breve” outras bases governamentais serão utilizadas para ampliar o universo de dados.
De acordo com a pasta, a tecnologia adotada foi desenvolvida por meio de uma parceria com o Serpro, que é a empresa de inteligência em Tecnologia da Informação do governo federal, com o objetivo de tornar “mais eficiente o processo de embarque nos aeroportos e mais seguras as viagens aéreas”.
A tecnologia de reconhecimento facial para a identificação do passageiro e embarque automático já era oferecida no mercado. “O que não existia, até o momento, era um sistema nacional unificado que possibilitasse checar e validar, com rapidez e segurança, a identidade do passageiro a partir do cruzamento com diferentes bases de dados governamentais”, acrescenta o ministério.
.
.
.
Agência Brasil
-
Artigos1 hora atrás
Marlon Luz: Nova fase vermelha, como ficam os motoristas de aplicativos?
-
Política20 horas atrás
Com Covid-19, Senador Major Olímpio é internado em UTI de SP
-
Política24 horas atrás
Caso Isa Penna: Deputado Fernando Cury é suspenso por 4 meses da ALESP
-
saúde4 horas atrás
Secretário de Saúde de SP convoca médicos voluntários e anuncia cenário caótico: ‘Vai ter paciente no corredor’
-
saúde22 horas atrás
Butantan envia à Anvisa pedido para testar soro anti-Covid em humanos
-
Social4 horas atrás
Covid-19 mata digital influencer, pai e avó em cinco dias: ‘Um abalo terrível para a família’
-
Mundo4 horas atrás
Cientistas encontram água e compostos orgânicos em asteroide pela primeira vez
-
Esportes21 horas atrás
Corinthians contrata Anderson Chaves, do Vila Nova; atacante chega para o sub-20