Diário de São Paulo
Siga-nos

Marlon Luz – Novidade: Aplicativo para Assaltantes

Marlon Luz, hoje conhecido como Marlon Do Uber é empresário e empreende no ramo da tecnologia, foi eleito vereador da cidade de São Paulo.

Marlon Luz – Novidade: Aplicativo para Assaltantes
Marlon Luz – Novidade: Aplicativo para Assaltantes

Redação Publicado em 14/01/2021, às 00h00 - Atualizado às 07h41


Novidade: Aplicativo para Assaltantes

Marlon Luz
O avanço e o amplo acesso a novas tecnologias possibilitam novas formas de geração de renda, o mundo está em constante mutação e no mercado do crime não seria diferente.
Os assaltantes agora têm na palma da sua mão um aplicativo aonde a vítima vai até o criminoso num simples toque de botão. Essa vítima chega normalmente muito rápido, em menos de 5 minutos o assaltante já encontra sua presa e o assalta levando seu aparelho celular e alguns poucos reais. Quando não é levada sua vida.
A “startup criada no vale do silício” já domina o mundo e os seus concorrentes a seguem exatamente no mesmo caminho. Estou falando do transporte por aplicativos. Esses apps tão úteis que levam e trazem milhares de passageiros no dinamismo da maior metrópole da América Latina e possibilitou com que faixas da população pudessem ter acesso a este tipo de serviço.
Infelizmente estes mesmos apps também tem oferecido uma extrema falta de segurança para as pessoas que escolheram serem seus motoristas.
O triste fato é que em números já levantados pela secretaria de segurança pública mostram que na média 1 motorista de aplicativo é assaltado a cada 2 horas na cidade de São Paulo e nesse final de ano, entre Natal e Ano Novo, dois motoristas perderam a vida sendo brutalmente assassinados. Tudo isso a um simples toque de um botão numa tela de um smartphone.
As inovações dos aplicativos são muitas vezes mensais, senão diárias, mas quase nunca em prol do motorista, aquele elemento pelo qual sem ele os apps não existiriam, os riscos oriundos da falta de segurança em nossa cidade afetam a população como um todo, mas um olhar mais técnico poderia diminuir consideravelmente o número de assaltos e mortes de motoristas. Soluções como por exemplo: Selfie de passageiro, integração de dados para um processo de investigação mais rápido e um cadastro do usuário com mais detalhes.
Os aplicativos se defendem, dizendo que isso é um problema de segurança pública, enquanto o Estado segue omisso, e ainda soltando presos na saidinha de Natal e ano novo. Enquanto isso, milhares de pessoas que estavam muitas vezes desempregadas e encontraram nos apps de transporte uma possibilidade de levar para suas casas o seu sustento digno, nesta triste realidade saem todos os dias de suas casas deixando suas famílias e não sabendo se irão retornar.

Marlon Luz, hoje conhecido como Marlon Do Uber é empresário e empreende no ramo da tecnologia, foi eleito vereador da cidade de São Paulo.

Compartilhe  

Tags

últimas notícias