Diário de São Paulo
Siga-nos

Worlds 2021: Vizicsacsi volta em palco mundial, mira LEC e elogia RED Canids

O topo húngaro Kiss "Vizicsacsi" estava afastado do cenário competitivo desde outubro de 2019 e o retorno às competições não poderia ser em palco mais

Worlds 2021: Vizicsacsi volta em palco mundial, mira LEC e elogia RED Canids
Worlds 2021: Vizicsacsi volta em palco mundial, mira LEC e elogia RED Canids

Redação Publicado em 09/10/2021, às 00h00 - Atualizado às 11h16


Jogando pela PEACE no Mundial de LoL, jogador húngaro fala sobre retomada da carreira após dois anos e diz que time brasileiro o faz lembrar da Unicorns Of Love

O topo húngaro Kiss “Vizicsacsi” estava afastado do cenário competitivo desde outubro de 2019 e o retorno às competições não poderia ser em palco mais especial, o do Worlds 2021, o Campeonato Mundial de League of Legends. Chamado às pressas para completar o elenco da PEACE, da Oceania, Vizicsacsi quer retomar a carreira de jogador profissional depois de dois anos parado e almeja fazer parte de uma equipe da LEC, a liga europeia de League of Legends.

Vizicsacsi é um atleta veterano, com experiência na divisão de elite europeia em times como Unicorns Of Love, Schalke 04 e Splyce, mas estava afastado do cenário competitivo. O último torneio oficial dele havia sido o Worlds 2019 – há dois anos, portanto. Na sequência, o húngaro anunciou aposentadoria.

Em entrevista ao ge após a vitória da PEACE que eliminou a brasileira RED Canids Kalunga, Vizicsacsi contou que voltou a jogar LoL mais intensamente em julho deste ano e que pretende retomar a carreira, mas que não imaginava que teria uma oportunidade de fazer isso logo no principal campeonato internacional da modalidade.

— Eu nunca esperaria ter uma chance como esta, mesmo depois de anunciar que eu queria retornar ao jogo profissional. Eu não imaginaria ter uma oportunidade como esta, com a qual eu posso me provar já no palco mundial. Estou muito feliz com isso, porque já tem sido uma ótima jornada para mim vir aqui com a PEACE e ir tão longe. Nós viemos para cá como uma equipe que não treinou junta. A primeira vez que nos encontramos foi aqui na Islândia, quase uma semana antes do campeonato. Ir tão longe assim é uma grande conquista.

Vizicsacsi jogando pela PEACE na Fase de Entrada do Worlds 2021 — Foto: Riot Games

Vizicsacsi jogando pela PEACE na Fase de Entrada do Worlds 2021 — Foto: Riot Games

De olho na LEC

Ele anunciou, em setembro, que pretende competir em alto nível novamente e considera que, com as performances que vem apresentando no Worlds 2021, pode concretizar o desejo de jogar por uma equipe da LEC.

— Eu anunciei que eu quero retornar ao cenário profissional e jogar na LEC a partir da próxima temporada. Se eu consegui ter performances como essas [do Worlds], eu acho que tenho uma chance muito boa de conseguir isso também. Muitas equipes estão provavelmente de olho em qual nível eu estou desempenhando atualmente, então ver que eu ainda posso jogar em alto nível definitivamente mostra que foi uma boa escolha a minha.

Vizicsacsi disse ao ge que, depois de um período de afastamento do cenário competitivo, percebeu que os esports são o que lhe dá motivação na vida.

— Eu voltei a jogar intensamente depois de julho. Antes disso, eu estava fazendo coisas diferentes, experimentando outras áreas na vida para ver o que seria melhor para mim, porque eu acho que é importante olhar em volta e, como pessoa, encontrar essa satisfação interior quando você está fazendo algo. E eu acho que, no final das contas, eu percebi que, para mim, isso está nos esports. Isso é o que basicamente me fez decidir que eu faria esse retorno. Tendo encontrado a motivação novamente, eu vinha treinando muito e tive essa chance de me provar no Worlds. Apesar de ter tido um início duro, eu acho que o aumento da minha confiança veio no segundo ou no terceiro dia do Worlds. Depois disso, só melhorou para mim.

Experiência

Como veterano que é, Vizicsacsi acredita que traz uma experiência necessária para uma equipe emotiva como é a PEACE.

— Eu sou um shotcaller que se impõe, especialmente se eu tomo a liderança, eu posso controlar o jogo. Minha experiência ainda está lá. Então estou basicamente tentando gerenciar a equipe um pouco — comentou o jogador.

— Especialmente em equipes emotivas como a PEACE, é muito importante que alguém seja calmo e analise as situações ao mesmo tempo. Eu peguei esse papel para mim, porque eu acho importante que alguém faça isso.

Opinião sobre a RED Canids

Falando em emoção, o topo húngaro vê semelhanças entre a PEACE e a RED Canids. O jogador destacou que as duas equipes são muito emocionais e agressivas e ainda comentou que os brasileiros o fazem lembrar da Unicorns Of Love, equipe que ele representou por quase quatro anos e era reconhecida pelo carisma e pela energia em jogo.

— Eu acho que eles são uma equipe muito agressiva. Eles são muito parecidos conosco e é por isso que a maioria dos jogos [da md5 da Fase de Entrada] pareceu unilateral. Basicamente quem tomava o controle do early game venceria a partida, então as duas equipes lutavam pelo controle da partida no início e tentavam criar a ‘bola de neve’ para o meio do jogo. Além disso, é uma equipe muito emocional, assim como nós. Eles gostam de gritar bastante, elevando a moral uns dos outros quando estão na frente. Eu realmente gosto desse aspecto dos times Wildcard, porque é algo que nós fazíamos antigamente com a Unicorns Of Love na LCS. Era muita gritaria e sentimentos loucos, e isso me lembra aqueles tempos. É muito legal. Isso mostra muita paixão dos jogadores, é algo que os fãs amam ver também.

.
.
.
Globo Esporte
Compartilhe  

últimas notícias