Diário de São Paulo
Siga-nos

Walewska se declara ao Praia e projeta última temporada da carreira: “Desfrutar muito”

Ícone do voleibol brasileiro, a central Walewska se prepara para viver as últimas emoções como atleta profissional. Aos 41 anos, a campeã olímpica renovou com

PRAIA
PRAIA

Redação Publicado em 20/06/2021, às 00h00 - Atualizado às 12h20


Aos 41 anos, central campeã olímpica mostra gratidão ao time mineiro, que defenderá pela sexta vez, e analisa últimos momentos em quadra como jogadora

Ícone do voleibol brasileiro, a central Walewska se prepara para viver as últimas emoções como atleta profissional. Aos 41 anos, a campeã olímpica renovou com o Praia Clube e fará a despedida do vôlei ao fim da temporada 2021/2022, conforme adiantou ao ge em abril.

A história de Wal com o Praia começou em 2015/2016, justamente no momento em que o clube de Uberlândia começou a ganhar evidência. A jogadora foi uma das principais responsáveis por colocar a equipe de Uberlândia na prateleira de cima do vôlei nacional.

O ponto alto da trajetória de Walewska no Praia Clube foi na temporada 2017/18, com o inédito título da Superliga. Em seguida, a central atuou por um ano no Osasco, mas na temporada seguinte voltou ao time mineiro, onde se prepara para se despedir das quadras.

– Será minha sexta temporada pelo Praia, eu tenho um carinho muito grande pelo clube. Nessa minha última temporada, espero desfrutar muito, porque serão meus últimos momentos (em quadra), mas sempre com muita disciplina e seriedade para, quem sabe, eu terminar a carreira com uma grande vitória – disse a capitã do Praia Clube em entrevista ao podcast Na Quadra, da Rádio Cultura, de Uberlândia.

Walewska levantou o troféu do inédito título da Superliga Feminina 2017/18 — Foto: Wander Roberto/Inovafoto/CBV

Walewska levantou o troféu do inédito título da Superliga Feminina 2017/18 — Foto: Wander Roberto/Inovafoto/CBV

Para chegar em alto nível depois dos 40, Walewska adotou um estilo de vida regrado, no qual valoriza alimentação balanceada, sono e descanso para boa recuperação. A atleta ainda intercala os treinos diários com exercícios semanais de pilates e natação. No ano passado, a jogadora passou pela primeira cirurgia da carreira, uma artroscopia no joelho.

Com a lesão, a central desfalcou a equipe praiana em alguns jogos da temporada passada e perdeu a condição de titular para a dominicana Jineiry Martínez. Mas Walewska se recuperou e retomou a posição nas finais da Superliga contra o Minas, depois da lesão de Jineiry no primeiro jogo. Liderar um time fora de quadra foi um aprendizado para a capitã.

– Tive uma lição muito grande neste último ano. Jogar com pandemia, liderar um time do banco porque eu tive a cirurgia. Eu me recuperei muito rápido, mas o ritmo de jogo ainda estava atrás das outras meninas. Então, tive que me reinventar: qual que é minha função de capitã se não estou presente na quadra? Então foi um aprendizado. Acho que as situações que acontecem na nossa vida só vêm pra acrescentar para aprendermos. E eu tenho certeza que vou aprender alguma coisa nova nessa minha última temporada – falou a central.

Para a temporada 2021/2022, o Praia Clube manteve o quarteto de centrais. Além de Walewska, a equipe renovou com Carol, Jineiry Martínez e Angélica.

Walewska voltou ao time titular do Praia Clube após lesão na reta final da última Superliga Feminina — Foto: Wander Roberto/Inovafoto/CBV

Walewska voltou ao time titular do Praia Clube após lesão na reta final da última Superliga Feminina — Foto: Wander Roberto/Inovafoto/CBV

.

.

.

Fontes: G1 – Globo.

Compartilhe  

últimas notícias