Diário de São Paulo
Siga-nos

VOZES DA ESPLANADA

SÓ EM SETEMBRO

VOZES DA ESPLANADA
VOZES DA ESPLANADA

Redação Publicado em 02/08/2020, às 00h00 - Atualizado às 13h07


SÓ EM SETEMBRO

O Presidente do Senado, Davi Alcolumbre, desistiu de convocar sessões presenciais para votações de indicações para cargos diplomáticos e de agências reguladoras, em agosto. Primeiro, porque o Planalto não definiu as indicações necessárias e também porque alguns nomes já enviados foram objeto de profunda tensão com o Centrão, que agora quer participar de todas as indicações. Talvez, em setembro, as obrigatórias sessões presenciais para esse tipo de indicações aconteçam.

FICAR BEM COM TODOS

Outro dilema na agenda de Davi Alcolumbre é a pauta dos vetos presidenciais. Após o acordo realizado no âmbito do Congresso Nacional com a participação do Ministro Ramos (Secretaria Geral de Governo), o presidente Jair Bolsonaro ignorando o acordo, vetou pontos relevantes do Marco Regulatório do Saneamento Básico. Assim, parte dos parlamentares aguardam ansiosamente a sessão de vetos para derruba-lo. No entanto, Davi, que busca apoio do Planalto para sua reeleição, costura um novo acordo. O consenso está longe e a pressão de ambos os lados está cada vez maior.

MUDA-SE

O grupo de senadores que formam o “Muda, Senado” está perdendo suas forças cada vez mais. Embora sonhem com a cadeira de Presidente do Senado para um de seus membros, os integrantes do grupo são meros coadjuvantes nas discussões políticas que envolvem aquela Casa Legislativa. Não assumem liderança nos contrapontos à agenda de Davi Alcolumbre. Além disso, dizem que são independentes à pauta do Governo, mas na verdade, se omitem ao turbilhão de crises promovidas pela Planalto. Dizem até que eles tem se mudado pra bem longe do Senado.

NA BUSCA DO XEQUE-MATE

A saída do DEM e do MDB do super bloco partidário liderado por Arthur Lira, nada mais é que mais uma jogada de xadrez realizada por Rodrigo Maia. O atual Presidente da Câmara dos Deputados ainda sonha com a sua terceira reeleição, mas caso não seja possível não quer ser atropelado por um nome com apoio do Planalto. Para isso, com a ajuda de aliados busca se posicionar como um importante jogador de xadrez no tabuleiro que dará ao vencedor a cadeira de condutor da pauta da Câmara dos Deputados na segunda metade do mandato de Bolsonaro.

ARAS SUBIU O TOM

A cada subida de tom por parte de Augusto Aras, o Procurador-Geral da República, o mundo jurídico tem vibrado, pois vai se desnudando o baú de vaidades que sempre cercou os integrantes do Ministério Público e que pouco se chegou ao conhecimento da sociedade. Sem apontar vencedores, fontes desta coluna apontam que esperam que esse confronto de agendas leve a uma discussão mais profunda sobre transparência e eficiência do trabalho de procuradores e promotores.

O PODER DOS MENDES

Vozes da Esplanada apontou em edições anteriores a poder de Gilmar Mendes, Ministro do STF, nos governos de FHC até Bolsonaro. Sempre participando de indicações importantes para altos cargos da República, inclusive para familiares. O próximo alvo da família Mendes será a instalação da Autoridade Nacional de Proteção de Dados. O Ministro Gilmar Mendes tem trabalhado bastante nos bastidores para que Laura Schertel Mendes, sua filha, seja indicada ao posto de Diretora-Presidente do órgão que cuidará da aplicação da Lei Geral de Proteção de Dados em território brasileiro. Atualmente, Laura trabalha em conjunto com o Deputado Federal Orlando Silva (PCdoB/SP) contra a Medida Provisória 959 apresentada pelo Planalto para prorrogar a entrada em vigor da Lei Geral de Proteção de Dados, da qual Silva foi relator na Câmara dos Deputados.

A coluna semanal VOZES DA ESPLANADA traz informações dos bastidores dos Poderes da República diretamente das nossas fontes na capital federal. A coluna é veiculada nas versões impressa e digital aos domingos, e pílulas dos bastidores em nos nossos canais digitais durante a semana.

Compartilhe  

Tags

últimas notícias