Diário de São Paulo
Siga-nos

Verstappen faz largada espetacular e vence o GP do México da F1

Depois de uma dupla ultrapassagem espetacular na largada, Max Verstappen dominou o GP da Cidade do México para conquistar a sua nona vitória na temporada da

Verstappen faz largada espetacular e vence o GP do México da F1
Verstappen faz largada espetacular e vence o GP do México da F1

Redação Publicado em 07/11/2021, às 00h00 - Atualizado às 19h47


Após ultrapassar as Mercedes antes da primeira curva, holandês domina a prova e aumenta a vantagem na liderança sobre Hamilton, que chegou em segundo. Pérez completou o pódio

Depois de uma dupla ultrapassagem espetacular na largada, Max Verstappen dominou o GP da Cidade do México para conquistar a sua nona vitória na temporada da Fórmula 1 e aumentar a vantagem na liderança, a 4 provas do fim. Com os 25 pontos da vitória no Autódromo Hermanos Rodríguez, o holandês abriu 19 pontos sobre Lewis Hamilton, que chegou na segunda posição neste domingo. O ídolo local Sergio Pérez completou o pódio na terceira posição.

Se no treino classificatório os carros da RBR foram surpreendidos pelos da Mercedes, na corrida o time austríaco foi à forra. A largada mais uma vez foi decisiva. Mesmo tendo um dos carros mais velozes de reta, Bottas e Hamilton não conseguiram segurar a ultrapassagem arrojada de Max antes da primeira curva.

Com uma pista que encaixava com o time austríaco, que tem como ponto forte a geração de pressão aerodinâmica, principalmente nos 2.200 metros de altitude da Cidade do México, Verstappen não saiu da ponta e levou a RBR à mais uma vitória na temporada. Essa foi a terceira vitória do holandês no México.

Além da disputa entre os líderes do campeonato, Pierre Gasly foi um dos destaques na corrida com sua AlphaTauri também uma bela atuação cruzando na quarta colocação. Na briga entre McLaren e Ferrari, que rivalizam pelo posto de terceira força do campeonato da Fórmula 1 em 2021, a escuderia italiana levou a melhor. Charles Leclerc e Carlos Sainz ficaram com a quinta e sexta posições, respectivamente, enquanto Daniel Ricciardo teve que fazer uma corrida de recuperação após a batida na largada e terminou na 12ª colocação, com Norris em 10º.

A 19ª etapa da temporada da Fórmula 1 será o GP do Brasil, no Autódromo de Interlagos, em São Paulo, dia 14 de novembro. Restam 4 corridas para o fim do campeonato, em 12 de dezembro.

Resultado da prova

A largada

Com a longa reta na largada do Autódromo Hermanos Rodríguez, os pilotos da Mercedes tentaram usar toda a potência dos seus W12 para tentar segurar os RB16B, mas não foi o suficiente para segurar Verstappen. O holandês colocou o carro lado a lado com os líderes e freou no limite da curva 1 para fazer a ultrapassagem sobre os dois rivais e assumir a ponta.

Após ser ultrapassado e cair para terceiro, Valtteri Bottas sofreu um toque de Daniel Ricciardo e acabou rodando, causando a bandeira amarela na pista. Os dois carros foram para boxes e voltaram nas últimas posições.

Sergio Pérez aproveitou para assumir a terceira posição, seguido por Pierre Gasly e pela dupla da Ferrari, Charles Leclerc e Carlos Sainz. No fundo do grid, Tsunoda e Mick Schumacher acabaram abandonando a prova com problemas no carro.

Melhores momentos

1. Depois da linda ultrapassagem de Verstappen na largada, Bottas acabou sendo tocado por Ricciardo e os dois tiveram que ir para os boxes para reparar os danos nos carros na primeira volta. Com a entrada do Safety Car, o holandês começou a prova na ponta, seguido por Hamilton e Pérez.

2. Verstappen seguiu o seu show no Autódromo Hermanos Rodríguez sendo o mais rápido em todos os setores da pista e abrindo mais de 8 segundos sobre Lewis Hamilton, na segunda posição.

3. Além de ver Verstappen se distanciar na liderança, Hamilton foi seguido de perto pelo ídolo local Sergio Pérez, na briga pelo segundo lugar. O britânico chegou a reclamar com sua equipe no rádio: “Os caras estão obviamente muito rápidos para a gente”

4. Hamilton foi o primeiro entre os líderes a parar na volta de número 30. Apesar de ter feito uma parada de apenas 2s4, o britânico acabou sendo ultrapassado na volta à pista pelo francês da Ferrari Leclerc, caindo para a quinta posição.

5. Verstappen foi para os boxes 3 voltas depois de Hamilton e também fez uma parada sem erros. O holandês voltou para pista atrás apenas do seu companheiro de equipe Sergio Pérez, que ainda não havia parado e 9s à frente de Hamilton, na terceira posição. Essa foi a primeira vez na história que um mexicano liderou o GP da Cidade do México.

6. Depois de se tornar o primeiro mexicano a liderar o GP do México, Pérez enfim foi para os boxes na volta de número 41. Com isso, Verstappen voltou para a liderança e Hamilton, para a segunda posição. Pérez voltou na terceira posição, pouco mais de 8s atrás do britânico.

7. Enquanto os carros da RBR disputavam com Hamilton as primeiras posições, lá embaixo tudo dava errado para Bottas. Depois de largar na pole, sofrer um toque na primeira curva e ter que ir para os boxes, o finlandês seguia tendo problemas. Depois de fazer uma segunda parada ruim na volta de número 42, Bottas voltou na 15ª posição.

8. Lá em cima Hamilton via Pérez intensificar a perseguição pelo segundo lugar. Embalado pela torcida mexicana, o ídolo local ia diminuindo a diferença para o heptacampeão mundial, ficando a 2 segundos do britânico, faltando 13 voltas para o fim.

9. Enquanto Pierre Gasly garantia a quarta colocação com sua AlphaTauri, os pilotos da Ferrari trocaram suas posições. Vendo o desempenho melhor do espanhol Carlos Sainz na pista, a escuderia italiana pediu para Charles Leclerc liberar a ultrapassagem e ceder a quinta posição para o companheiro.

10. Depois de diminuir a diferença para menos de 1s na última volta, Pérez colou em Hamilton, chegou a abrir a asa para tentar fazer a ultrapassagem, mas o britânico conseguiu defender a posição até a linha de chegada. Apesar de não conseguir fazer a dobradinha para a RBR, Checo se tornou o primeiro mexicano na história a subir no pódio no GP do México.

.
.
.
Globo Esporte
Compartilhe  

últimas notícias