Diário de São Paulo
Siga-nos

Venezuela insiste em eleições parlamentares em dezembro

A Venezuela insistiu, nessa quinta-feira (1º), na realização de eleições para o Legislativo no dia 6 de dezembro, após um pedido da União Europeia (UE) para

Venezuela insiste em eleições parlamentares em dezembro
Venezuela insiste em eleições parlamentares em dezembro

Redação Publicado em 02/10/2020, às 00h00 - Atualizado às 09h26


UE pediu que pleito seja adiado para garantir votação livre e justa

A Venezuela insistiu, nessa quinta-feira (1º), na realização de eleições para o Legislativo no dia 6 de dezembro, após um pedido da União Europeia (UE) para que o pleito seja adiado a fim de garantir uma votação livre e justa. Venezuela insiste em eleições parlamentares em dezembroVenezuela insiste em eleições parlamentares em dezembro

Partidos de oposição, liderados pelo presidente do Congresso, Juan Guaidó, já disseram que não participarão das eleições com a justificativa de que o processo será fraudado para favorecer o Partido Socialista, que governa o país.

Na semana passada, a UE enviou uma missão a Caracas e, na quarta-feira (30), divulgou comunicado afirmando que não há condições para a realização de eleições livres e justas.

O Ministério das Relações Exteriores da Venezuela disse que a declaração da UE “reflete uma posição enviesada sobre as condições nas quais o povo venezuelano irá escolher a nova Assembleia Nacional no dia 6 de dezembro”, e pediu que a UE desempenhe “um papel positivo e respeitoso de facilitação”.

Maduro havia pedido à Organização das Nações Unidas e à UE o envio de missões de observação. Autoridades dizem que a UE precisa de pelo menos seis meses para organizar um grupo de observação.

Henrique Capriles, que foi candidato a presidente duas vezes, há semanas pede que a oposição lute por melhores condições, mas na noite de quarta-feira afirmou que o adiamento era necessário para garantir uma votação livre e justa.

.

.

.

REUTERS

Compartilhe  

últimas notícias