Diário de São Paulo
Siga-nos

Veja quantos pontos o São Paulo busca na reta final do Brasileirão para seguir na elite

Gol de Pratto. Gol de Hernanes. Mais três pontos na tabela e calculadora na mão. O São Paulo chegou a 37 na batalha para manter o grito de “nunca fui

Diário de São Paulo
Diário de São Paulo

Redação Publicado em 23/10/2017, às 00h00 - Atualizado às 10h00


Gol de Pratto. Gol de Hernanes. Mais três pontos na tabela e calculadora na mão. O São Paulo chegou a 37 na batalha para manter o grito de “nunca fui rebaixado” de sua torcida. Segundo o matemático Tristão Garcia, a equipe que chegar a 47 pontos não correrá risco de cair para a Série B. Faltam, então, mais 10 nas oito últimas rodadas do Campeonato Brasileiro.

O desafio agora é melhorar o rendimento em relação ao primeiro turno nessa mesma etapa. O Tricolor fez oito pontos nessa sequência que terá início no próximo sábado, diante do Santos, no Pacaembu. Atlético-GO, Chapecoense, Vasco, Grêmio, Botafogo, Coritiba e Bahia serão os outros adversários.

Campanha do São Paulo na reta final do 1º turno:

  • 2×3 Santos – Vila Belmiro
  • 2×2 Atlético-GO – Morumbi (estreia de Dorival)
  • 0x2 Chapecoense – Arena Condá
  • 1×0 Vasco – Morumbi
  • 1×1 Grêmio – Morumbi
  • 4×3 Botafogo – Nílton Santos
  • 1×2 Coritiba – Morumbi
  • 1×2 Bahia – Arena Fonte Nova

Caso repita esse desempenho no segundo turno, o São Paulo chegaria a 45 pontos, marca que até pode lhe manter na Série A, mas ainda numa margem bastante arriscada.

– Algo entre 45 e 47 pontos – respondeu Dorival Júnior, depois da vitória do último domingo sobre o Flamengo, quando questionado sobre uma zona de segurança.

Numa conta simples, com mais três vitórias e um empate, o São Paulo estaria livre do risco de queda. Quais são os empecilhos que poderão surgir nessa caminhada?

  1. Oscilação: os próprios jogadores e técnico admitem que nunca se sabe o que esperar da equipe na próxima rodada. Tanto é que, mesmo com uma campanha razoável em números, Dorival ainda não conseguiu duas vitórias seguidas, em 18 jogos no comando.
  2. Pacaembu: por enquanto, o desempenho tem sido ótimo. Duas vitórias com boas atuações sobre Atlético-PR e Flamengo, enquanto o Morumbi, casa tricolor, segue reservado para shows musicais. O time ainda enfrentará, no estádio municipal, o Santos, a Chapecoense e o Botafogo, para só na última rodada voltar ao lar, diante do Bahia.
  3. Cueva: o camisa 10 pode até ser irregular ao longo das partidas, mas suas assistências têm sido decisivas. Foram duas sobre o Furacão, e mais uma, para Hernanes, no domingo. Ele poderá ficar até quatro jogos fora do time em razão da repescagem para a Copa do Mundo (o Tricolor vai tentar diminuir isso). O Peru vai enfrentar a Nova Zelândia, em jogos de ida e volta, nos dias 11 e 15 de novembro.

O São Paulo não terá folga depois da vitória sobre o Flamengo. Volta a treinar nesta segunda-feira à tarde, no CT da Barra Funda.

Compartilhe  

últimas notícias