Diário de São Paulo
Siga-nos

Trump garante alívio fiscal para moderar impacto do coronavírus

O presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, afirmou hoje (11) que solicitará  autorização junto do Congresso para implementar benefícios fiscais que

Trump garante alívio fiscal para moderar impacto do coronavírus
Trump garante alívio fiscal para moderar impacto do coronavírus

Redação Publicado em 10/03/2020, às 00h00 - Atualizado às 11h10


Medidas são ajuda a indústria hoteleira, companhias aéreas e navios

O presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, afirmou hoje (11) que solicitará  autorização junto do Congresso para implementar benefícios fiscais que possam aliviar o impacto econômico do coronavírus. As medidas incluem auxiliar a indústria hoteleira, as companhias aéreas e os navios de cruzeiro.

“As empresas não podem ser penalizadas pelo surto do coronavírus”, referiu Trump. De acordo com o Presidente, o Governo norte-americano também pondera que haja um corte nos impostos.

A quebra de Wall Street e a pressão dos democratas levou o Governo Federal acelerar a implementação de medidas para lidar com a crise.

“Usaremos todas as ferramentas que temos para apoiar a economia”, garantiu o secretário do Tesouro norte-americano, Steven Mnuchin, acrescentando que a economia dos EUA “é a mais resiliente no mundo” e que a Administração irá ajudar “pequenas empresas que precisem de liquidez”.

Vários congressistas também têm insistido com o Governo norte-americano, para que sejam instituídas políticas de licença médica remunerada. Estas teriam o objetivo de ajudar os cidadãos dos Estados Unidos que, por causa do surto, são obrigados a permanecer em casa.

Uma lista de prioridades foi publicada no domingo (8) pela líder democrata da Câmara dos Representantes, Nancy Pelosi, e o líder da minoria democrata do Senado, Chuck Schumer. Nela constava uma melhoria no seguro de desemprego, um aumento de distribuição de cupons de alimentos para famílias e testes de coronavírus gratuitos.

O congresso não terá sessões na próxima semana, por isso qualquer projeto de lei deverá ser enviado o mais rápido possível.

Na sexta-feira (6), Trump assinou uma lei que disponibilizava mais de US$ 8 milhões de dólares a serem usados no combate à propagação do surto. O valor foi três vezes mais alto do que o inicialmente estimado.

A Casa Branca recebe hoje banqueiros, segundo a imprensa norte-americana. O encontro acontecerá dois dias depois de a bolsa de Nova Iorque viver um dos dias mais negros: o índice Dow Jones desvalorizou-se 7,8%, o maior declínio desde 2008.

A queda advém do reflexo da guerra nos preços do petróleo e pela crescente preocupação com o impacto do Covid-19 na economia global.

O Presidente norte-americano desvalorizou o impacto do vírus na queda da bolsa ao, escrever na sua página de Twitter: “A Arábia Saudita e a Rússia estão negociando o preço e o fluxo do petróleo. Essa e as notícias falsas são a razão do colapso do mercado”.

Balanço do surto nos EUA

Os Estados Unidos estão entre os 10 países do mundo com mais casos confirmados de coronavírus. O surto já soma 755 infectados em todo o país.

Entre os infectados, apenas 8 pessoas se recuperaram e 26 morreram.

EBC

Compartilhe  

últimas notícias