Diário de São Paulo
Siga-nos

Talibãs rejeitam pedido da ONU para reverter restrições às mulheres

Preocupações da organização são consideradas infundadas

TALIBÃ
TALIBÃ

Redação Publicado em 27/05/2022, às 00h00 - Atualizado às 12h15


Os talibãs rejeitaram hoje (27) um pedido do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) para reverter as restrições impostas às mulheres afegãs, considerando “infundadas” as preocupações manifestadas pela comunidade internacional.Conselho do MP vai acompanhar investigação sobre mortes no AmazonasConselho do MP vai acompanhar investigação sobre mortes no Amazonas

O Conselho de Segurança pediu, na terça-feira (24), que os talibãs, no poder no Afeganistão desde agosto de 2021, “revertam de imediato as políticas e práticas que atualmente restringem os direitos humanos e as liberdades fundamentais das mulheres e das meninas afegãs”, em declaração adotada por unanimidade.

O texto do órgão da ONU, feito por 15 membros, cita “a imposição de restrições que limitam o acesso à educação, ao emprego, à liberdade de movimento e à participação plena, igualitária e significativa das mulheres na vida pública”.

O Conselho de Segurança apelou, sobretudo, à reabertura das escolas para todas as meninas, expressando “profunda preocupação” com a obrigação imposta às mulheres de cobrirem o rosto em espaços públicos e quando estiverem a ser gravadas pelas televisões.

Em comunicado divulgado hoje, o Ministério dos Negócios Estrangeiros afegão considera as preocupações do Conselho de Segurança “infundadas” e “irrealistas” e reafirma seu “compromisso” de garantir os direitos das mulheres no país.

“Considerando que o povo afegão é predominantemente muçulmano, o governo considera o respeito pelo [uso] do `hijab` islâmico consistente com os valores religiosos e culturais da sociedade e as aspirações da maioria das mulheres afegãs”, acrescenta o comunicado.

No início de maio, o líder supremo dos talibãs emitiu ordem para que as mulheres se cubram totalmente em público, incluindo o rosto, de preferência com a burca, um véu que cobre o rosto po inteiro com uma grade de tecido nos olhos.

As restrições impostas às mulheres afegãs “descrevem um modelo de total segregação sexual e visam a tornar as mulheres invisíveis na sociedade”, denunciou, nessa quinta-feira em Cabul, o relator especial da ONU para os direitos humanos no Afeganistão, Richard Bennett.

A comunidade internacional fez do respeito pelos direitos humanos, especialmente das mulheres, um pré-requisito nas negociações de ajuda e reconhecimento do regime islâmico, que regressou ao poder no ano passado, 20 anos depois de ter sido afastado, na sequência da saída de militares norte-americanos e dos seus aliados do país.

As novas restrições impostas às mulheres confirmam a radicalização dos talibãs, que inicialmente tentaram mostrar um lado mais aberto do que durante a sua passagem anterior pelo poder, entre 1996 e 2001.

À época, o regime privava as mulheres de quase todos os seus direitos, em particular impondo-lhes o uso da burca.

Agência Brasil
Compartilhe  

últimas notícias