Diário de São Paulo
Siga-nos

Sogra de influenciador brasileiro consegue sair da Ucrânia após seis dias fugindo da guerra

A sogra do influenciador digital brasileiro Anderson Dias, de 28 anos, conseguiu sair da Ucrânia depois de seis dias fugindo da guerra causada pela invasão

Sogra de influenciador brasileiro consegue sair da Ucrânia após seis dias fugindo da guerra
Sogra de influenciador brasileiro consegue sair da Ucrânia após seis dias fugindo da guerra

Redação Publicado em 28/02/2022, às 00h00 - Atualizado às 13h50


Anderson Dias disse que conseguiu um avião emprestado para resgatar a sogra ucraniana e brasileiros que tentam escapar do conflito. Jovem ficou conhecido por sair de Caruaru, no Agreste, para visitar 196 países.

A sogra do influenciador digital brasileiro Anderson Dias, de 28 anos, conseguiu sair da Ucrânia depois de seis dias fugindo da guerra causada pela invasão da Rússia. A ucraniana Tetiana Sukhoparova, de 52 anos, tenta entrar na Polônia após cruzar a fronteira de ônibus.

O jovem ficou conhecido por sair de Caruaru, no Agreste de Pernambuco, para visitar 196 países em 543 dias. Na sexta-feira (25), ele disse que conseguiu um avião emprestado para resgatar a sogra ucraniana e brasileiros que tentam fugir da guerra. A operação para resgatá-la começou antes da invasão russa na Ucrânia.

Segundo o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (Acnur), a Polônia recebeu, até o domingo (27), mais 368 mil pessoas refugiadas da Ucrânia. Mais da metade das pessoas que fugiram da guerra entrou no país.

A saída de Tetiana Sukhoparova da Ucrânia foi divulgada por Anderson Dias nesta segunda-feira (28). A sogra dele saiu da cidade de Kremenchuk depois de ser resgatada pelo jogador brasileiro Lucas Rangel, do Vorskla Poltava.

Tetiana Sukhoparova, de 52 anos, passou cinco dias tentando sair da Ucrânia — Foto: Reprodução/Instagram

Tetiana Sukhoparova, de 52 anos, passou cinco dias tentando sair da Ucrânia — Foto: Reprodução/Instagram

Eles saíram, junto com uma comitiva de jogadores, em direção à cidade de Lviv, a 863 quilômetros da fronteira com a Polônia. Devido ao congestionamento quilométrico em direção à fronteira, o grupo se separou, já que os jogadores, junto com as famílias, decidiram enfrentar o caminho a pé.

Por causa do frio, a sogra de Anderson Dias pagou mil dólares para ser levada num ônibus até a fronteira.

“Os jogadores se separaram da mãe de Alesya por estratégia, eles quiseram tentar por terra, e ela não quis por causa do frio. É totalmente compreensível. O avião já está esperando eles, todos vão voltar no mesmo avião, é o que está, até agora, combinado. Quem passar primeiro vai para o hotel, vai descansar e depois espera o outro que passar para pegar o avião junto”, afirmou o influenciador.

O avião, segundo Anderson, foi emprestado pelo empresário Leonardo Freitas, que é especialista em imigração e CEO de uma consultoria especializada em mobilidade global. Ele abasteceu a aeronave por 25 mil euros, já que, por causa da guerra, houve aumento no valor dos combustíveis.

Influenciador brasileiro consegue avião para resgatar sogra ucraniana e brasileiros

Para que o resgate aconteça, o grupo precisa chegar a Cracóvia, na Polônia, de onde a aeronave particular vai partir rumo ao destino final, em Portugal.

O deslocamento é necessário porque, na quinta-feira (24), a Ucrânia fechou seu espaço aéreo para voos civis, depois que a Rússia começou a atacar o país. Perto da fronteira, a Rússia também fechou o próprio espaço aéreo.

.

.

.

Agencia Brasil

Compartilhe  

últimas notícias