Diário de São Paulo
Siga-nos

Não consegue acessar a Receita Federal? Site falha no prazo final para envio do IRPF

O portal eCAC também apresentou problemas em seu funcionamento nesta terça-feira (31)

Receita Federal
Receita Federal

Redação Publicado em 31/05/2022, às 00h00 - Atualizado às 16h45


O site da Receita Federal passou a manifestar instabilidades desde a manhã de terça-feira (31), o que deixa muitos contribuintes aflitos, pois é a data limite da entrega da declaração do Imposto de Renda 2022 e para a adesão ao Relp(Programa de Reescalonamento do Pagamento de Débitos no âmbito do Simples Nacional).

O portal eCAC, uma das plataformas para inscrição no programa, também apresentou problemas em seu funcionamento, apontaram vários usuários nos canais de queixas. Segundo o Downdetector, plataforma de monitoramento do status de sites e sistemas, o site do eCAC começou a mostrar falhas em seu funcionamento a partir das 09h00 (horário de Brasília).

Por outro lado, em um comunicado à imprensa, a Receita Federal informou que decidiu prorrogar o prazo para a inscrição no Relp para a próxima sexta-feira (3). A agência federal ainda não afirmou o motivo da falha no funcionamento das plataformas.

Os contribuintes têm até as 23:59 de hoje (31) para o envio da declaração do IRPF 2022. De acordo com a Receita Federal, quase dois milhões de pessoas ainda não apresentaram seus documentos. Caso não realizem a entrega no tempo limite, estarão sujeitos a multas. No entanto, acredita-se que a instabilidade no site da agência federal tenha sido provocada por elevados acessos simultâneos.

Por meio do portal eCAC, os usuários têm acesso a diversos recursos. Alguns deles permitem verificar o status do processamento do IRPF, alteração de dados bancários no momento da restituição do IR, parcelamento de dívidas pelo Relp para Microempreendedores Individuais (MEIs) e donos de pequenas empresas, entre outras funções.

Muitos usuários têm reclamado no Twitter e em outras redes sociais que a falha no funcionamento do site da Receita Federal ocorre nas páginas relacionadas ao Imposto de Renda e à adesão ao Relp.

Compartilhe  

últimas notícias