Diário de São Paulo
Siga-nos

Saúde de Marília é premiada por 100% de cobertura na campanha “Fique Sabendo”

O município de Marília recebeu do Ministério da Saúde certificado de reconhecimento pela realização de testes rápidos de Aids em 100% dos pacientes com

Saúde de Marília é premiada por 100% de cobertura na campanha “Fique Sabendo”
Saúde de Marília é premiada por 100% de cobertura na campanha “Fique Sabendo”

Redação Publicado em 18/07/2018, às 00h00 - Atualizado às 14h28


O município de Marília recebeu do Ministério da Saúde certificado de reconhecimento pela realização de testes rápidos de Aids em 100% dos pacientes com diagnóstico positivo para tuberculose.

A cobertura foi obtida com o empenho do Programa Municipal de Prevenção às ISTs/Aids (Infecções Sexualmente Transmissíveis), da Vigilância Epidemiológica.

A testagem desse público é considerada estratégica para evitar agravos à saúde e perdas de vidas, uma vez que a tuberculose é a principal causa de morte de soropositivos. Os casos mais graves decorrem, em geral, de desconhecimento da doença e diagnóstico tardio.

O resultado de 100% de testagem no município foi obtido na Campanha Fique Sabendo, realizada no final de 2017, durante mobilização para promover informação, diagnóstico e tratamento de Aids e doenças sexualmente transmissíveis.

A secretária municipal da Saúde, Kátia Santana, parabenizou a equipe e lembrou que a rede oferece, rotineiramente, uma série de serviços, incluindo exames para diversas doenças. “A prevenção evita dores, sofrimento, altos custos socioeconômicos para o país e, principalmente, vidas preciosas”, disse a gestora.

Compartilhe  

Tags

últimas notícias