Diário de São Paulo
Siga-nos

Santander lidera ranking de reclamações do BC no 2º trimestre de 2018

O Santander foi a instituição financeira que mais recebeu reclamações de clientes consideradas procedentes pelo Banco Central no segundo trimestre deste ano,

Santander lidera ranking de reclamações do BC no 2º trimestre de 2018
Santander lidera ranking de reclamações do BC no 2º trimestre de 2018

Redação Publicado em 16/07/2018, às 00h00 - Atualizado às 16h28


Ranking leva em consideração bancos com mais de 4 milhões de clientes. Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil são, respectivamente, o segundo e o terceiro com mais queixas

O Santander foi a instituição financeira que mais recebeu reclamações de clientes consideradas procedentes pelo Banco Central no segundo trimestre deste ano, informou a instituição nesta segunda-feira (16).

A lista leva em consideração as queixas contra instituições financeiras com mais de quatro milhões de clientes.

A Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil foram o segundo e o terceiro banco com mais reclamações no segundo trimestre.

No primeiro trimestre deste ano a Caixa foi o banco mais reclamado, com o Santander ocupando a segunda posição.

Levantamento

O Banco Central considerou procedentes 1.576 queixas contra o Santander, a maior parte delas relacionada a “irregularidades relativas a integridade, confiabilidade, segurança, sigilo ou legitimidade das operações e serviços, exceto as relacionadas a cartão de crédito, cartão de débito, internet banking e ATM (caixa eletrônico)”.

O Santander tem mais de 41 milhões de clientes e alcançou índice de reclamação de 38,14. Para obter o índice, o BC divide o número de reclamações pelo de clientes do banco e multiplica o valor por 1 milhão. O órgão criou a fórmula para equilibrar as queixas em relação ao tamanho da instituição financeira.

O índice de reclamação da Caixa ficou em 27,68 e o do Banco do Brasil ficou em 20,85. A Caixa tem mais de 89 milhões de clientes e, o BB, mais de 62 milhões.

O que dizem os bancos?

Em nota, o Santander disse que “trabalha continuamente na melhoria dos seus processos, ofertas e atendimento, tornando-os mais simples e ágeis para garantir a satisfação dos consumidores com o banco”.

A Caixa Econômica Federal informa que valoriza a opinião dos clientes e a utiliza como subsídio para melhoria e modernização de todos os seus processos de atendimento. Esclarece ainda que revisa permanentemente seus serviços e produtos, priorizando a redução das reclamações e o aumento da solução em todos os canais, internos e externos.

O Banco do Brasil informou que está trabalhando para ficar fora das quatro primeiras posições do ranking do BC e que “adota constantemente ações de aprimoramento para que a melhora no atendimento e a adequação de nossos produtos e serviços repercutam na satisfação dos nossos clientes”.

Compartilhe  

últimas notícias