Diário de São Paulo
Siga-nos

Quem é Sébastien Haller, artilheiro da fase de grupos da Champions?

Nem Robert Lewandowski, Mohamed Salah ou Cristiano Ronaldo. O artilheiro da Liga dos Campeões hoje e daqui até o mata-mata da competição, em fevereiro, é o

Quem é Sébastien Haller, artilheiro da fase de grupos da Champions?
Quem é Sébastien Haller, artilheiro da fase de grupos da Champions?

Redação Publicado em 09/12/2021, às 00h00 - Atualizado às 10h29


Nem Robert Lewandowski, Mohamed Salah ou Cristiano Ronaldo. O artilheiro da Liga dos Campeões hoje e daqui até o mata-mata da competição, em fevereiro, é o atacante Sébastien Haller, do Ajax, com 10 gols. Ele foi o mais rápido a alcançar essa quantidade numa mesma Champions, balançou as redes em todas as partidas e já igualou o maior número de gols de um só jogador da edição passada.

— Claro que estou feliz. Óbvio que não esperava isso (fazer 10 gols em seis jogos), especialmente nos meus primeiros. A única coisa que eu quero e jogar bem, de maneira fluída com o resto do time. Nem nos meus sonhos pensava em 10 gols. Posso estar feliz e orgulhoso — disse Haller, em entrevista à Uefa após a vitória sobre o Sporting, na terça-feira. Ele abriu a contagem do triunfo por 4 a 2 em cobrança de pênalti.

Haller é o segundo jogador na história da Champions League a marcar em todas as seis partidas da fase de grupos. Só Cristiano Ronaldo tinha feito isso antes, na temporada 2017/18, quando estava no Real Madrid. Para tanto, o atacante do Ajax precisou de 19 finalizações, pouco mais de três tentativas por partida, em 488 minutos em campo.

É possível ver no quadro abaixo que ele conseguiu mais gols com menos finalizações do que os principais concorrentes na artilharia da competição, e teve o maior percentual de acerto nas conclusões: 73,6%.

Desempenho do top 5 dos artilheiros da Champions 2021/22

JogadorEquipeGolsFinalizaçõesFinalizações CertasTempo em campo
Sébastien HallerAjax101914488
Robert LewandowskiBayern de Munique91913516
Christopher NkunkuRB Leipzig71711531
Mohamed SalahLiverpool71913464
Cristiano RonaldoManchester United62012431

Os 10 gols de Haller na Liga dos Campeões foram dentro da área: três com o pé direito, três com o esquerdo, três de cabeça e um de peito. Na estreia contra o Sporting, fez quatro — o primeiro a debutar assim na Champions desde Marco van Basten.

Os bons números também se repetem no Campeonato Holandês, no qual o centroavante é o vice-artilheiro com nove gols, um a menos do que Bryan Linssen, do Feyenoord. Haller disputou até agora 21 jogos pelo Ajax nesta temporada, marcou 19 vezes e deu seis assistências.

E pensar que o Ajax o contratou no início do ano, até junho de 2025, por metade do preço de sua transferência anterior: € 22,5 milhões pagos ao West Ham, que havia desembolsado € 50 milhões para tirá-lo do Frankfurt, recorde na história do clube inglês.

Essa negociação de 2019 chegou a ser investigada pela Fifa por causa de atraso de parte do pagamento do West Ham ao Frankfurt e virou motivo de disputa judicial. A passagem pela Inglaterra também não foi das melhores: 14 gols em 54 partidas (sendo reserva em 15).

Foi o desempenho no time alemão durante duas temporadas (33 gols e 17 assistências em 77 jogos, entre 2017 e 2019) que de fato o projetou para o mercado internacional. Seu primeiro título na carreira foi a Copa da Alemanha 2017/18.

Mas a temporada mais goleadora ocorreu antes, em 2015/16, segundo ano de Utrecht, com 24 gols em 42 jogos. Haller está a cinco bolas na rede de alcançar a mesma quantidade em 2021/22, com metade das partidas disputadas. Em comum, o comando do técnico Erik ten Hag.

Ajax pagou 22,5 milhões de euros para contratar Haller no início do ano — Foto: Getty Images
Ajax pagou 22,5 milhões de euros para contratar Haller no início do ano — Foto: Getty Images

Hoje com 27 anos, Sébastien Haller nasceu na comuna de Ris-Orangis, perto de Paris. Centroavante de 1,90m, ele tem nacionalidade francesa (pai) e também da Costa do Marfim (mãe). Por causa do sucesso na base do Auxerre, o atacante foi convocado pela França para várias categorias, mas depois optou por defender a seleção africana no profissional, a partir de novembro do ano passado.

À vontade e bem encaixado no elenco do Ajax desde janeiro, ele foi fundamental para o time terminar a fase de grupos da Champions com 100% de aproveitamento: seis vitórias, 20 gols marcados e cinco sofridos. Primeira vez que uma equipe holandesa vence todas as partidas desta etapa, e a oitava no geral a conseguir isso na história do torneio.

O camisa 22 agora aguarda o resultado do sorteio de chaveamento das oitavas de final da competição, marcado para a próxima segunda-feira, dia 13 de dezembro, em Nyon, na Suíça. O Ajax está no Pote 1 e vai decidir os confrontos do mata-mata em casa.

.

.

.

.

ge

Compartilhe  

últimas notícias