Diário de São Paulo
Siga-nos

Projeto de reforço escolar ajuda alunos da Paraisópolis, na Zona Sul de SP

Uma pesquisa realizada com famílias de Paraisópolis, na Zona Sul de São Paulo, mostra que 70% dos alunos que frequentam a rede estadual e 59% da rede

PARAISOPOLIS
PARAISOPOLIS

Redação Publicado em 17/07/2021, às 00h00 - Atualizado às 17h53


Atualmente, 250 jovens são atendidos pela iniciativa de forma presencial e virtual por educadores, psicólogos, assistentes sociais e voluntários.

Uma pesquisa realizada com famílias de Paraisópolis, na Zona Sul de São Paulo, mostra que 70% dos alunos que frequentam a rede estadual e 59% da rede municipal não conseguiram acessar a plataforma de ensino das escolas durante a pandemia.

Para diminuir os impactos da falta de acesso à educação no futuro dos estudantes, o Projeto Apoio Pedagógico do Voluntariado Einstein, que começou em agosto de 2020, apresenta aulas de reforço para as crianças da região. Atualmente, 250 jovens são atendidos de forma presencial e virtual por educadores, psicólogos, assistentes sociais e voluntários.

Jéssica Katiele da Silva, mãe de 3 filhos, inseriu os filhos no projeto para tentar recuperar o ano perdido. “Todos eles têm dificuldade de concentração e não conseguíamos separar muito bem o horário de lazer do horário de estudo. Fiquei bastante preocupada com a escola”.

A dona de casa conta que a maior dificuldade foi com o Gabriel, de 10 anos, que não sabe ler nem escrever e está participando das aulas de reforço com o programa.

A Damarys Brito da Silva, passou pelo mesmo problema. O filho único da dona de casa começou a estudar em 2020 e, ela conta que a apostila atrasou e ele teve dificuldades em ter acesso à internet. “A apostila atrasou, então ele só ficava olhando para a televisão. Se não fosse as oficinas talvez meu filho não iria conseguir aprender nada esse ano”.

Os alunos têm aulas de matemática, português e outras disciplinas. Além do acesso à internet, a maior dificuldade encontrada pelas famílias na pandemia. “A gente sentiu a necessidade de trabalhar muito na parte pedagógica por causa do sofrimento dessas mães que não conseguiam acompanhar a escola, por falta de acesso à internet, apostilas, principalmente”, afirma Telma Sobolh, presidente do voluntariado Einstein.

O programa irá continuar após a pandemia como uma forma de reforço escolar para as crianças de Paraisópolis e pretende expandir para outras regiões da cidade. Para mais informações, basta entrar em contato pelo telefone 2151-6718.

.

.

.

Fontes: Ge – Globo Esporte.

Compartilhe  

últimas notícias