Sem categoria
Prévia da inflação em setembro fica em 0,45%, diz IBGE

Esse é o maior resultado para o mês de setembro desde 2012 (0,48%)
O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo – 15 (IPCA-15) , que mede a prévia da inflação oficial, registrou alta de preços de 0,45% em setembro deste ano. A taxa é superior ao 0,23% de agosto deste ano e ao 0,09% de setembro do ano passado. Esse é também o maior resultado para um mês de setembro desde 2012 (0,48%).
O dado foi divulgado hoje (23) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O IPCA-15 acumula taxas de 0,98% no terceiro trimestre do ano, 1,35% no ano e 2,65% em 12 meses.
A alta de preços na prévia de setembro foi puxada principalmente pelos alimentos e bebidas, que tiveram inflação de 1,48%. Entre os itens que mais contribuíram para o aumento dos preços no período destacam-se as carnes (3,42%), tomate (22,53%), óleo de soja (20,33%), arroz (9,96%) e leite longa vida (5,59%).
Outros grupos de despesas com inflação foram transportes (0,83%), alta puxada pelo preço da gasolina (3,19%); artigos de residência (0,79%); habitação (0,34%); despesas pessoais (0,09%); e comunicação (0,15%).
Por outro lado, houve quedas de preços nos grupos de despesas vestuário (-0,27%), saúde e cuidados pessoais (-0,69%) e educação (-0,11%).
.
.
.
Agência Brasil
-
Colunistas14 horas atrás
A espiritualidade e a saúde emocional nas batalhas de sua carreira
-
Polícia12 horas atrás
Retirada de corpos de meninas mortas pelo pai em casa comove moradores no interior de SP
-
Colunistas14 horas atrás
O temor nuclear
-
Polícia14 horas atrás
Motociclista é baleado no rosto por dois homens em outra moto no ABC Paulista
-
Sem categoria12 horas atrás
Homem é condenado por feminicídio ao balear e matar garota de programa que recusou sexo em motel
-
Dia a Dia8 horas atrás
Cartilha dá dicas para turistas em viagens de carro
-
Dia a Dia5 horas atrás
Foguete da SpaceX lança dois satélites da Força Aérea Brasileira
-
Economia14 horas atrás
Verba do Fundo de Assistência Social da cidade de SP neste ano é 22% menor que valor executado em 2021