Diário de São Paulo
Siga-nos

Petrobras inicia processo de venda de sua participação na Gaspetro

A Petrobras informou nesta quinta-feira que iniciou o processo de venda de sua participação na Gaspetro, sua subsidiária que tem participações acionárias em

Petrobras inicia processo de venda de sua participação na Gaspetro
Petrobras inicia processo de venda de sua participação na Gaspetro

Redação Publicado em 28/02/2020, às 00h00 - Atualizado às 11h30


Estatal desistiu de fazer Oferta Pública de Ações no mercado

A Petrobras informou nesta quinta-feira que iniciou o processo de venda de sua participação na Gaspetro, sua subsidiária que tem participações acionárias em todas as empresas distribuidoras estaduais de gás natural canalizado no país.

A Petrobras desistiu de fazer uma oferta pública de ações na bolsa de valores (B3) e iniciou o seu tradicional processo de venda de ativos com a divulgação teaser, que é a oportunidade do negócio, referente à venda da totalidade de sua participação de 51% na Petrobras Gás S.A. (Gaspetro).

Executivos do mercado estimam que a operação poderá render cerca de US$ 600 milhões, incluindo o prêmio pelo controle da companhia. No fim do ano passado, o presidente da Petrobras, Roberto Castello Branco, afirmou que uma possibilidade em estudo para a venda da Gaspetro poderia ser um IPO ( sigla em inglês para oferta de ações no mercado), a exemplo da operação realizada em meados do ano passado para a venda do controle da BR Distribuidora.

Mas a ideia não avançou, segundo fontes, porque a estatal não conseguiu chegar a um acordo com a japonesa Mitsui, que detém os 49% restantes do capital da Gaspetro.

A ideia era realizar em conjunto no segundo semestre deste ano um IPO da Gaspetro. As incertezas no mercado de capitais, que se agravaram com a epidemia do coronavírus, teriam acelerado a Petrobras a desistir do IPO.

– Num processo competitivo, como o que começa agora com o teaser, a Petrobras pode, eventualmente, conseguir extrair um valor maior da sua participação, ainda que o processo seja mais demorado, do que conseguiria arrecadar em uma oferta de ações no mercado – ressaltou a fonte.

A decisão da Petrobras de vender sua participação na Gaspetro faz parte de sua política alinhada com o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) no ano passado de sair das atividades de transporte e distribuição de gás natural no país.

A medida é fundamental para o programa Novo Mercado de Gás do governo federal, que tem o objetivo de, com a saída da Petrobras de vários setores, aumentar a competição no mercado e reduzir os preços do produto.

De acordo com a Petrobras, o teaser, que tem as principais informações sobre a Gaspetro, bem como os critérios de elegibilidade para a seleção dos potenciais participantes, está disponível no site da Petrobras.

Em nota, a Petrobras explicou que as etapas seguintes do processo serão informadas oportunamente ao mercado. “A presente divulgação está de acordo com as diretrizes para desinvestimentos da Petrobras e com o regime especial de desinvestimento de ativos pelas sociedades de economia mista federais, previsto no Decreto 9.188/2017.”

A Gaspetro é uma holding com participação societária em 19 companhias distribuidoras de gás natural, localizadas em todas as regiões do Brasil. Em 2019, o volume total de gás distribuído foi de 29 milhões m3/dia, atendendo a cerca de 500 mil clientes através de uma rede de distribuição de mais de 10 mil km de gasodutos.

A Petrobras tem 51% das ações da Gaspetro e a japonesa Mitsui Gás e Energia do Brasil detém os 49% restantes das ações.

iG

Compartilhe  

últimas notícias