Diário de São Paulo
Siga-nos

Pesquisa mostra que gasto médio dos consumidores de SP aumentou 20% nos chamados ‘atacarejos’

Os consumidores da Grande São Paulo estão comprando mais nos mercados que vendem por atacado e varejo, os chamados atacarejos. Esses estabelecimentos oferecem

Pesquisa mostra que gasto médio dos consumidores de SP aumentou 20% nos chamados ‘atacarejos’
Pesquisa mostra que gasto médio dos consumidores de SP aumentou 20% nos chamados ‘atacarejos’

Redação Publicado em 16/11/2018, às 00h00 - Atualizado às 08h16


Gasto por compra passou de R$ 115 para quase R$ 140 em 2018. O número de itens comprados também cresceu. Foi de 18 para 21.

Os consumidores da Grande São Paulo estão comprando mais nos mercados que vendem por atacado e varejo, os chamados atacarejos. Esses estabelecimentos oferecem preços mais em conta e o gasto médio por compra neste tipo de comércio aumentou 20% neste ano. Este cenário é o que aponta uma pesquisa recente da Nielsen Brasil.

O levantamento mostrou que 72 % dos consumidores da Grande São Paulo visitaram essa mistura de atacado com varejo no primeiro semestre do ano passado. Esse ano o número aumentou para 76%. O número de itens comprados também cresceu. Foi de 18 para 21. O gasto por compra passou de R$ 115 para quase R$ 140 em 2018.

Segundo o professor de economia da FGV, Alberto Ajzental |”a crise econômica faz com que o consumidor final procure melhores condições, melhores custos, menores preços. Como o atacarejo dá melhores condições quando ele compra não poucas unidades, mas mais unidades. O que acaba acontecendo, ele está indo menos vezes, por outro lado cada vez que vai ele compra mais itens e ele gasta mais dinheiro.”

E ainda tem as promoções que aumentam a margem de lucro dos pequenos comerciantes porque eles também compram aqui pra revender.

Ainda segundo a pesquisa, quem mora na Grande São Paulo costuma ir 14 vezes por ano nos atacarejos, enquanto a média no restante do país é de 13 vezes.

Mas no fim das contas quem frequenta esses locais tem um bom motivo: Economizar.

Os carrinhos são grandes, os corredores são largos e o ambiente não tem luxo. Objetivo aqui é vender muito para vender barato.

Compartilhe  

últimas notícias