Diário de São Paulo
Siga-nos

Pandemia de coronavírus nos EUA deve ir até julho, avalia Trump

O presidente americano, Donald Trump, pediu nesta segunda-feira (16) que os americanos evitem se reunir em grupos de mais de 10 pessoas para evitar a

Pandemia de coronavírus nos EUA deve ir até julho, avalia Trump
Pandemia de coronavírus nos EUA deve ir até julho, avalia Trump

Redação Publicado em 17/03/2020, às 00h00 - Atualizado às 15h45


Presidente norte-americano afirmou ter testado negativo para doença, não pretende fechar fronteiras e pediu que população evite reuniões

O presidente americano, Donald Trump, pediu nesta segunda-feira (16) que os americanos evitem se reunir em grupos de mais de 10 pessoas para evitar a propagação do novo coronavírus, mas disse que ainda não considera fechar fronteiras, como fez o Canadá, Itália e Espanha. O governo americano, que vinha sendo criticado pela demora em agir para conter a pandemia, divulgou novas diretrizes que incluem o fechamento de escolas e a restrição da circulação de pessoas em bares, restaurantes e praças de alimentação.

Durante a coletiva, Trump descartou, por enquanto, medidas como uma quarentena nacional para restringir a circulação das pessoas em todas as cidades do país. Ele também afirmou que realizou o teste para a doença na última sexta-feira, e testou negativo.

“Meu governo recomenda que todos os americanos , incluindo os mais jovens e os mais saudáveis, evitem se reunir em grupos de mais de dez pessoas. Se todos fizerem mudanças críticas e sacrifícios agora comemoraremos como nação e derrotaremos o vírus”, disse o presidente de uma entrevista na Casa Branca..

Quando questionado sobre rumores de que o país estaria pensando em fechar suas fronteiras, o presidente americano disse que isso não aconteceria por enquanto e acrescentou esperar que “não tenhamos que instituir um banimento de viagens domésticas”.

Na semana passada, em um pronunciamento na TV, Trump  suspendeu viagens da Europa para os EUA por 30 dias, afirmando que a medida conteria a entrada do coronavírus no país. Dias antes, quando anunciou a criação de uma força-tarefa contra o surto, cogitou fechar a fronteira americana com o México.

Segundo o último balanço divulgado nesta segunda-feira (16), o coronavírus já provocou a morte de 70 pessoas e infectou outras 4 mil no território americano.

Segundo Trump, a pandemia pode terminar em julho nos Estados Unidos. Ele alertou, no entanto, que a economia do país “pode estar” a caminho de uma recessão: “Portanto, me parece que, se fizermos um bom trabalho, as pessoas estão falando sobre julho, agosto, algo assim. Então eu estaria certo nesse período de tempo [a pandemia] terminaria completamente”.

Sobre o cancelamento das eleições primárias democratas , previstas para esta terça-feira em quatro estados, Trump disse que cada estado deve decidir o que fazer: “deixo isso nas mãos dos estados, é algo importante adiar uma eleição. Mas acho que adiar é desnecessário”.

Quem defende o adiamento é o governador de Ohio, que ao lado da Flórida, Illinois e Arizona decidirá nesta terça quem será o candidato democrata. “É minha recomendação que seja adiada a votação presencial até 2 de junho de 2020”, disse o republicano Mike DeWine.

Mais cedo, os governadores dos estados americanos de Nova York, Nova Jersey e Connecticut anunciaram conjuntamente a proibição de aglomerações de mais de 50 pessoas. Além disso, cassinos, academias e cinemas serão fechados, e restaurantes e bares só atenderão pedidos no sistema de delivery. Farmácias e postos de gasolina terão seus serviços mantidos.

O prefeito de Los Angeles, Eric Garcetti, emitiu ordens semelhantes. Qualquer restaurante, bar ou café que venda alimento só poderá fazê-lo pelo sistema de delivery, disseram autoridades. Miami, na Costa Leste, fecharão parte de suas praias públicas.

Vacina em teste

As autoridades de saúde dos Estados Unidos também anunciaram nesta segunda-feira que o primeiro teste em humanos para uma vacina contra o novo coronavírus foi realizado em Seattle. A pesquisa é capitaneada pelo Kaiser Permanente Washington Health Research Institute e envolve voluntários jovens e saudáveis. “O teste em estudo aberto incluirá 45 voluntários adultos saudáveis, com idades entre 18 e 55 anos, durante aproximadamente seis semanas”, segundo comunicado oficial.

Desenvolvida pela empresa de biotecnologia Moderna e pelo National Institutes of Health (NIH), a vacina (mRNA-1273) não contém o vírus. O objetivo do experimento é verificar se o medicamento tem efeitos colaterais.

Na entrevista, Trump citou a vacina, mas disse que os testes ainda estão em primeira fase: “temos os melhores especialistas do mundo. Esperamos que, em breve, estejamos de volta onde estávamos antes”.

AGENCIA BRASIL

Compartilhe  

últimas notícias