Diário de São Paulo
Siga-nos
"Uso indevido"

ChatGPT é proibido por questões de segurança; entenda

O principal motivo seria o vazamento de informações sensíveis e confidenciais

ChatGPT é proibido por questões de segurança; entenda - Imagem: reprodução Zummit
ChatGPT é proibido por questões de segurança; entenda - Imagem: reprodução Zummit

Vitória Tedeschi Publicado em 03/05/2023, às 12h35


A sul-coreana Samsung Eletronics baniu totalmente o uso de ferramentas com inteligência artificial generativa, como o famoso ChatGPT, dentro da empresa desde a última segunda-feira (01), citando o "uso indevido" da tecnologia por seus funcionários.

A nova política passou a existir após a empresa descobrir que trabalhadores da empresa estariam vazando informações sensíveis e confidenciais para a plataforma, segundo revela o site Bloomberg.

De acordo com o Canaltech, a principal preocupação da fabricante sul-coreana seria uma possível falta de segurança no tratamento de dados do ChatGPT, já que eles não ficam armazenados em servidores controlados pela Samsung. Em caso de vazamento de dados ligados à companhia, seria difícil recuperar as informações e apagá-las.

Grandes empresas financeiras, como a Goldman Sachs, também proibiram ou restringiram o uso dessas plataformas por seus funcionários. Agora a sul-coreana Samsung Electronics, maior produtora mundial de chips de memória e smartphones, se junta a essa lista.

Uma declaração interna obtida pela AFP explica que a Samsung está procurando maneiras de usar esses serviços de IA em "um ambiente seguro para os funcionários, para que a eficiência do trabalho possa ser melhorada".

Até que essas medidas estejam prontas, proibimos temporariamente o uso de serviços de IA generativa em computadores de propriedade da empresa", diz.

Além disso, a declaração também pede aos seus funcionários que não baixem informações relacionadas ao trabalho nessas plataformas por meio de computadores pessoais de fora das instalações da empresa.

Apesar de ter confessado que houve "casos de uso indevido" de serviços como o ChatGPT por parte de seus funcionários, a Samsung não forneceu maiores detalhes.

Compartilhe  

últimas notícias