Diário de São Paulo
Siga-nos

Procura por vacina contra febre amarela aumenta em Rio Preto

A preocupação com a febre amarela está provocando uma corrida aos postos de saúde em várias cidades do noroeste paulista. Segundo a prefeitura de São José do

Procura por vacina contra febre amarela aumenta em Rio Preto
Procura por vacina contra febre amarela aumenta em Rio Preto

Redação Publicado em 12/01/2017, às 00h00 - Atualizado às 13h50


Em 2015 foram 24 mil vacinas aplicadas, enquanto em 2016 foram 52 mil.
Já nestes primeiros dias do ano, mais de duas mil pessoas se vacinaram.

A preocupação com a febre amarela está provocando uma corrida aos postos de saúde em várias cidades do noroeste paulista. Segundo a prefeitura de São José do Rio Preto (SP), a procura pela vacina aumentou muito nos últimos dias.

De acordo com a Secretaria da Saúde, o número de moradores querendo se vacinar cresceu 76%. Do primeiro dia do ano até 8 de janeiro, 1.524 pessoas foram vacinadas nos postos de saúde. No mesmo período do ano passado foram 860 pessoas.

Esta preocupação aumentou muito depois que macacos morreram com suspeita de febre amarela na região. Foram 16 no ano passado e um este ano. Um macaco morto ainda está sendo investigado a causa da morte.

Dos macacos encontrados no ano passado, apenas um tinha febre amarela, enquanto outros cinco animais deram negativo para a febre amarela. O problema é que em outros nove não foi possível fazer a coleta do material.

Segundo a Secretaria de Saúde de Rio Preto, em 2015 mais de 24 mil pessoas se vacinaram contra a febre amarela na cidade. Por causa os casos no ano passado, o número saltou para 52 mil. Já nestes primeiros dias de 2017, mais de duas mil pessoas se vacinaram. Mesmo com a alta procura, a secretaria afirma que não falta vacina nos postos.

Rio Preto, que já era considerada uma cidade de risco para febre amarela, agora se tornou de alto risco, assim como várias outras cidades da região onde foram encontrados macacos mortos com a doença.

“Os macacos morrendo e confirmando que é pela febre amarela, a gente tem a confirmação da circulação do vírus na região, o que deixa a gente em alerta já que os macacos foram encontrados em áreas próximas a área urbana e isso pode contaminar uma pessoa”, afirma a gerente de imunização Michela Dias Barcelos.

Vacina está disponível nos postos de saúde (Foto: Reprodução/ TV TEM)

Vacina está disponível nos postos de saúde (Foto: Reprodução/ TV TEM)

Por isso a orientação é para que todas as pessoas que nunca tomaram a vacina ou tomaram há mais de dez anos procurem um posto de saúde para se imunizar. A vacina é de graça e está disponível em todas as unidades básicas de saúde. Qualquer pessoa pode tomar a vacina, exceto quem tem alergia a proteína do ovo,  mulheres grávidas, as que estão tentando engravidar e pessoas com baixa imunidade ou alguma doença grave.

Crianças a partir de seis meses também devem ser vacinadas. A vacina começa a fazer efeito mesmo depois de dez dias. “Vacina indicada a todas as pessoas a partir dos seis meses de vida, há contraindicações e que devem ser respeitadas”, diz Michela.

Além da vacina, evitar áreas onde há macacos também está entre as orientações. Além dos cuidados com os criadouros do mosquito Aedes Aegypti que também transmite a doença. Ao contrário de outras doenças, a febre amarela pode ser evitada com a vacina.

Compartilhe