Diário de São Paulo
Siga-nos

Pela morte de 21 cachorros, Justiça condena comerciante a pagar multa

Em conversa, Vanessa Furlan, integrante do grupo de protetores dos animais de São Pedro, disse que achou a condenação dele "frágil". "Eu achei muito branda,

Pela morte de 21 cachorros, Justiça condena comerciante a pagar multa
Pela morte de 21 cachorros, Justiça condena comerciante a pagar multa

Redação Publicado em 09/09/2016, às 00h00 - Atualizado às 08h00


Na casa do homem em São Pedro,foram encontrados os corpos dos cães.
Outros 22 cachorros estavam abandonados; eles estão em um abrigo.

A Justiça de São Pedro condenou nesta quinta-feira (8) o proprietário da casa onde foram encontrados cães mortos e abandonados na última sexta-feira (3) a pagar uma multa no valor das despesas do tratamento veterinário recebido pelos animais por conta de maus tratos. O valor da indenização é R$ 1.845 e poderá ser pago em 10 vezes. A sentença também determinou a perda da guarda dos animais e o comerciante terá que prestar serviços comunitários. Dos 43 cachorros que foram resgatados pela polícia 21 morreram, segundo o grupo de protetores dos animais da cidade.

Em conversa, Vanessa Furlan, integrante do grupo de protetores dos animais de São Pedro, disse que achou a condenação dele “frágil”. “Eu achei muito branda, tanto faz ele matar um ou matar 21? Infelizmente, a nossa legislação sobre maus tratos aos animais é fraca”, diz.

A Justiça tambem determinou que a guarda dos cães ficará com dois veterinários da cidade e depois que eles estiverem completamente recuperados os animais serão colocados para adoção.

Comércio clandestino
Ainda de acordo com o grupo de protetores dos animais, o homem mantia em sua casa um comércio clandestino de venda de cães da raça cocker. No entanto, para desviar atenção da atividade ilegal, o comerciante vendia artesanatos com desenhos de cachorros. Os animais de raça ficavam no interior da casa e os vira-latas eram mantidos no quintal.

Na página pessoal dele no Facebook, consta que estudou medicina veterinária em uma faculdade de São Paulo e que é dono de um comércio de artesanato para animais.

Manifestantes protestam em frente ao Fórum de São Pedro (SP) (Foto: Vanessa Furlan)

Manifestantes protestam em frente ao Fórum de São Pedro (SP) (Foto: Vanessa Furlan)

Protesto
Enquanto o proprietário da casa prestava depoimento na tarde desta quinta-feira no Fórum da cidade, integrantes da sociedade protetora dos animais pediam punição para o homem.Os manifestantes estavam vestidos com roupas pretas  e acompanhados de animais de estimação.

Resgate
A Polícia de São Pedro encontrou sete cachorros  mortos em uma casa abandonada no bairro Vale do Sol na última sexta-feira (2). Também no local havia 17 cachorros vivos que estavam sem água e comida há quatro dias. Após a operação de resgate dos animais, foi descoberto que havia mais cães no local.

Segundo o investigador da Polícia Civil que atendeu a ocorrência, os cães eram vira-latas e das raças cocker e boxer e estavam tão famintos que no momento que a policia chegou no local eles estavam comendo fezes e matando uma galinha para se alimentar.

Ainda de acordo a polícia, os moradores  do lugar é um casal que é conhecido na cidade pelo hábito de recolher cães pelas ruas para depois vendê-los. A situação de maus tratos foi denunciada por integrantes do grupo de protetores dos animais da cidade.

Os cães foram recolhidos e levados para uma clínica veterinária para receber atendimento e em seguida foram encaminhadas para um abrigo, onde estão sendo cuidados por voluntárias.

Em conversa, Andrea Cordeiro, uma das integrantes do grupo de protetores dos animais de São Pedro, relatou que os cães estavam magros e doentes. Ainda de acordo com Andrea, após a permissão da justiça os cachorros serão colocados para adoção.

Compartilhe