Diário de São Paulo
Siga-nos

Pais reclamam de falta de vagas em creche de Buritama

Pais de crianças de Butirama (SP) estão reclamando da falta de vagas em uma creche da cidade. Segundo a prefeitura, mais de 150 crianças menores de três anos

Pais reclamam de falta de vagas em creche de Buritama
Pais reclamam de falta de vagas em creche de Buritama

Redação Publicado em 19/11/2017, às 00h00 - Atualizado às 08h34


Pais de crianças de Butirama (SP) estão reclamando da falta de vagas em uma creche da cidade. Segundo a prefeitura, mais de 150 crianças menores de três anos estão na lista de espera.

A frentista Andrea Almeida Pasqualim tem uma filha de um ano de idade e não consegue colocá-la na creche desde a gravidez. “Eu espero por esta vaga desde que minha filha tinha 4 meses. Hoje ela tem 1 ano e 3 meses e a vaga ainda não saiu.

Por conta da falta de vagas, Andrea e o marido precisam improvisar, já que os dois trabalham fora e não têm onde deixar a criança. A mãe leva a menina para a casa dos avós todos os dias e busca no fim da tarde. Mas o casal mora em uma chácara a cinco quilômetros da cidade e, com isso, a despesa com combustível é alta.

Os dois filhos da dona de casa Luana Souza também estão fora da creche. Ela está sem trabalhar porque não tem onde deixar as crianças. “Ou eu trabalho ou eu cuido dos meus filhos. Aqui na cidade esta situação está muito difícil”, conta.

A creche, recém-construída, foi inaugurada em dezembro do ano passado. O local tem capacidade para 70 crianças, custou cerca de R$ 1,3 milhão, mas precisou passar por reparos para consertar defeitos na rede elétrica e rachaduras.

Além disso, a creche não tinha móveis e, por isso, foram gastos mais cerca R$ 300 mil para comprar. E, mesmo assim, a instituição ainda não funciona porque faltam funcionários.

“A Secretaria da Educação está estudando o remanejamento de funcionários, já que nós temos um concurso feito ano passado e está sob júdice. Então algumas pessoas que tomaram posse podem ser afastadas em função deste problema que o Ministério Público vai definir em fevereiro de 2018 e até lá nós temos que aguardar para fazer um novo concurso e completar o quadro de funcionários da creche”, explica Antônio Luiz Pelegrine, secretário de Desenvolvimento Econômico.

Em relação ao concurso mencionado, o Ministério Público disse que há um inquérito investigando supostas irregularidades e que não há uma data para ser concluído. No entanto, ressaltou que isso não interfere no funcionamento da creche.

Compartilhe  

últimas notícias