Diário de São Paulo
Siga-nos

Obras no viaduto da Marginal Pinheiros continuam neste sábado

As obras no viaduto na Marginal Pinheiros que cedeu 2 metros seguem neste sábado (17). Uma equipe trabalhou durante toda a madrugada no escoramento do

Obras no viaduto da Marginal Pinheiros continuam neste sábado
Obras no viaduto da Marginal Pinheiros continuam neste sábado

Redação Publicado em 17/11/2018, às 00h00 - Atualizado às 08h06


Parte de concreto que cedeu pesa 550 toneladas; Prefeitura suspendeu rodízio e linha da CPTM foi interrompida na região.

As obras no viaduto na Marginal Pinheiros que cedeu 2 metros seguem neste sábado (17). Uma equipe trabalhou durante toda a madrugada no escoramento do viaduto, que fica próximo à ponte do Jaguaré, na Zona Oeste de São Paulo.

Na sexta-feira, a Prefeitura de São Paulo informou que o viaduto corre o risco de desabar. Desde o incidente, técnicos trabalham para escorar a estrutura, que ficou apoiada sobre uma viga. Também estão sendo feitas análises e vistorias no local para verificar uma solução para o problema.

A parte de concreto que cedeu pesa 550 toneladas. O trecho movimentou cerca de 4 mm de um lado e 5 mm, de outro, como se torcesse, e às 10h, o viaduto desceu mais 7 mm.

Devido ao risco, a Linha 9-Esmeralda da CPTM, que passa sob o viaduto, foi interrompida entre as estações Pinheiros e Ceasa. As estações Villa-Lobos e USP-Cidade Universitária estão fechadas. O sistema de ônibus gratuito Paese foi acionado, segundo o secretário de Transportes Metropolitanos, Clodoaldo Pelisioni.

Segundo o diretor da CPTM José Augusto Bissacot, o fechamento parcial da linha 9-Esmeralda deve perdurar, pelo menos, até a madrugada de quarta-feira, pois há um esforço conjunto do estado com a Prefeitura para melhorar a estrutura do túnel e permitir a retomada do serviço após o feriado prolongado.

Um vídeo obtido com exclusividade pelo repórter César Galvão da TV Globo mostra o momento em que o viaduto cedeu. Cinco carros que passavam pelo local na hora do incidente caíram de uma altura de quase dois metros. Motoristas disseram que sentiram o carro ‘voar’. Ninguém se feriu com gravidade.

A imagem foi captada por uma câmera de trânsito que fica na alça da ponte Jaguaré.

  • Estava gravando quando o viaduto sofreu o primeiro abalo.
  • No alto do vídeo, do lado esquerdo, é possível ver que um carro cai e os faróis apagam.
  • Em seguida vem outros carros atrás.
  • Outros despencam e param em seguida.
  • Os motoristas que vêm atrás percebem, param e ligam o pisca-alerta.
Vídeo mostra momento em que viaduto cede em SP

A pista expressa da Marginal Pinheiros está fechada desde o incidente, sentido Castelo Branco, desde a ponte Transamérica até a ponte do Jaguaré. O trânsito está sendo desviado para as três faixas da pista local. Desde a madrugada, equipes trabalharam no local para escorar a estrutura.

Rodízio suspenso

A Prefeitura de São Paulo decidiu liberar o rodízio de veículos em trecho da pista local da Marginal Pinheiros devido aos transtornos provocados pela interdição da via expressa após o viaduto localizado na altura do Parque Vila Lobos, na Zona Oeste, ceder.

A circulação de todos os veículos será liberada no sentido Castelo Branco, entre a Av. dos Bandeirantes e a Ponte dos Remédios, a partir da próxima quarta-feira (21). Veja o mapa abaixo.

A suspensão será adotada até a liberação total da pista após as obras de recuperação, que ainda não têm previsão de quanto tempo devem durar. O rodízio já estava suspenso em toda capital até terça-feira (20) por conta do feriado prolongado.

Veja onde viaduto cedeu na Marginal Pinheiros — Foto: Juliane Souza/Arte G1

Veja onde viaduto cedeu na Marginal Pinheiros — Foto: Juliane Souza/Arte G1

Restauração

O secretário municipal de Infraestrutura Urbana e Obras, Vitor Aly, disse, nesta sexta-feira (16), que pretende encontrar uma solução definitiva para o viaduto. Segundo ele, o caminho encontrado para essa estrutura será o mesmo a ser adotado nas 33 pontes e viadutos que passarão por obras previstas em licitação.

“O prefeito Bruno Covas e o então prefeito João Doria nos determinaram que a gente desse uma solução definitiva. Nós temos problemas de gabarito, de caminhões que param embaixo dos viadutos. Negociamos um TAC novo com o Ministério Público para fazer uma solução definitiva. As 33 obras, a licitação que está na rua, não é só corrigir problemas e dar solução definitiva”, disse ele.

A Prefeitura de São Paulo gastou até esta sexta-feira R$ 2,4 milhões dos R$ 44,7 milhões previstos inicialmente no Orçamento deste ano para a manutenção e recuperação de pontes e viadutos de toda a capital paulista. Esse valor representa 5,37% da previsão de investimento para este ano na área.

Apesar disso, o secretário não considera que descumpriu o orçamento. “Não é que eles não foram cumpridos, existe um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) em que obrigava a prefeitura fazer obras de recuperação de patologias como fissuras, que não garantiriam a solução definitiva.”

Para ele, a prioridade é salvar a estrutura abalada do viaduto e oferecer garantias de segurança para circulação de trens sob o viaduto que cedeu. “Os trens que passam embaixo do viaduto fazem com que a estrutura vibre. Estrutura está abalada, o que estamos tentando fazer é segurar ela, dar estabilidade. O risco de desabar diminuiu. Vamos definir depois que estabilizar. Não tem prazo, precisamos ter certeza de que a estrutura está estabilizada e segura.”

Mapa de trecho da Marginal Pinheiros com rodízio suspenso após viaduto ceder  — Foto: Igor Estrella/G1

Mapa de trecho da Marginal Pinheiros com rodízio suspenso após viaduto ceder — Foto: Igor Estrella/G1

Compartilhe