Diário de São Paulo
Siga-nos

Manual do gol: 4º maior artilheiro do mundo, Magnata passa carreira a limpo

Magno Alves é o quarto maior artilheiro em atividade no futebol mundial. Aos 42 anos, afirma não pensar em aposentadoria, mira ultrapassar Ibrahimovic na

Manual do gol: 4º maior artilheiro do mundo, Magnata passa carreira a limpo
Manual do gol: 4º maior artilheiro do mundo, Magnata passa carreira a limpo

Redação Publicado em 08/02/2018, às 00h00 - Atualizado às 13h45


Magno Alves é o quarto maior artilheiro em atividade no futebol mundial. Aos 42 anos, afirma não pensar em aposentadoria, mira ultrapassar Ibrahimovic na lista de goleadores e vê a posição de centroavante ameçada de extinção.

São 25 anos de carreira, 15 clubes e 441 gols marcados, ficando atrás apenas de Cristiano Ronaldo (628 gols), Messi (595 gols) e Ibrahimovic (482 gols) na lista de artilheiros ainda em atividade no mundo. Disputando o Paulistão pelo Novorizontino, Magno Alves fez um breve resumo da carreira, o que pensa sobre o futebol e elaborou até um “manual do gol” em entrevista concedida ao GloboEsporte.com em Novo Horizonte, cidade a 380 km de São Paulo e casa do Novorizontino, time que defende no Campeonato Paulista.

– Sinto um grande orgulho. Até um dia desses estava ali no topo, entre os três. Sei que não é tanta distância do Ibrahimovic, mas só de estar nessa lista seleta de jogadores mundiais, entre outros muito mais famosos, fico muito feliz. Mas não posso parar, tenho que procurar outros objetivos e voltar nesse ano de 2018 tendo oportunidade de fazer gol. É complicado, mas a gente precisa estar jogando. Estou procurando o meu espaço, a minha oportunidade – disse.

Magno Alves está 42 gols atrás do sueco Ibrahimovic (Foto: Infoesporte)

Magno Alves está 42 gols atrás do sueco Ibrahimovic (Foto: Infoesporte)

Magno Alves acredita que o centroavante é uma posição ameaçada de extinção. Na opinião do artilheiro, os sistemas atuais do futebol prejudicam o finalizador, que acaba sendo “esmagado” pela quantidade de marcadores e a prioridade em defender do que atacar.

– Vejo que são muitas coisas, mas vou citar uma: o sistema do futebol evoluiu em todos os aspectos, seja ele defensivo ou ofensivo. Você pega uma linha de quatro hoje, que se torna uma linha com seis, porque os dois dos extremos voltam, então você fica com seis jogadores atrás além dos dois volantes na frente, ou seja, oito jogadores e você ali no meio para sobrar uma bola. É preciso estar bem concentrado porque pode acontecer em 90 minutos apenas uma chance. Essa mudança que tem dificultado as coisas. Antigamente não tinha, pois era outro sistema quando a gente tinha mais chance de gol – explica o Magnata.

  • Magno Alves é o 6º maior artilheiro da história do Ceará com 103 gols marcados

O veterano lista Fred e Ricardo Oliveira, ao seu lado, como os últimos artilheiros produzidos pelo futebol brasileiro e torce para que o centroavante não acabe extinto de uma vez por todas.

– Se pegarmos a safra que nos já tivemos no passado, podemos ver que hoje está sendo quase abolida essa posição. Não estão falando mais centroavante, agora é atacante. Ainda temos alguns velhinhos, como Fred e Ricardo Oliveira. Tomara que não excluam de vez essa posição – lamenta.

Manual do gol

Para entender quais carectarísticas um jogador precisa ter para poder ser classificado como um “matador”, o GloboEsporte.com pediu para Magno Alves listar os itens essenciais que um goleador precisa ter.

– Trabalhar bastante, focar e ser perseverante. Muitas vezes a porta vai se fechar, mas gol é você imaginar antecipadamente o que vai acontecer. Quando você menos espera ela sobrou para você. Frieza, algo que aprendi um pouco com Fred, Ronaldinho Gaúcho e o principal de todos eles, Romário. Aconselho os atacantes com pouca experiência que uma hora ou outra vai acontecer e você tem que saber estar preparado e concentrado – explica.

O passo a passo do gol:  Magno Alves revela segredos ao GloboEsporte.com  (Foto: Arte: Clayton Esteves/ TV TEM)

O passo a passo do gol: Magno Alves revela segredos ao GloboEsporte.com (Foto: Arte: Clayton Esteves/ TV TEM)

Confira outros trechos da entrevista de Magno Alves:

A idade

As pessoas visam muito idade, mas é algo que sei lidar bem. Só eu sei o momento certo de parar, independente da minha idade. O importante é que estou dando conta do recado ainda. Com 42 anos e correndo, trabalhando firme, com saúde e sendo feliz pelo que faço. Claro que se aproxima [aposentadoria], isso é fato, está mais próximo, mas estou feliz no Novorizontino.

Paulistão

Disputei um Paulista em 1997 pelo Araçatuba, são 21 anos e agora essa oportunidade. Sem dúvidas é algo que me motivou. Não desfazendo do lugar e da distância, mas a gente tem que renunciar, deixar família e muitas vezes pra ir para algum lugar distante. O que me moveu mesmo foi esse desafio, essa dificuldade. Mas o gostoso também do Paulista é que é o campeonato mais difícil. Mesmo com os 42 anos ser convidado a estar em uma equipe forte como é o Novorizontino, esse é o meu desafio.

Fluminense

Magno Alves foi campeão brasileiro da Série C em 1999 pelo Tricolor das Laranjeiras  (Foto: NELSON PEREZ/FLUMINENSE F.C.)

Magno Alves foi campeão brasileiro da Série C em 1999 pelo Tricolor das Laranjeiras (Foto: NELSON PEREZ/FLUMINENSE F.C.)

No meu ponto de vista é inexplicável. Até certo tempo atrás o clube não tinha nem CT. Hoje o Fluminense tem CT, um time que revela jogadores a todo o momento, posso citar uns cinco, no mínimo. Richarlison, Wendel, Gerson, Thiago Silva…e isso sempre com dinheiro. Não vou julgar dizendo que foi má administração, mas é o que leva a crer.

Ver um time do porte do Fluminense, campeão brasileiro várias vezes, time de tradição que passa por um momento onde as pessoas não estão querendo mais ir e quem está lá querendo sair, é uma coisa triste.

  • Magno Alves é 9º maior artilheiro da história do Fluminente com 124 gols marcados

Estou confiando no guerreiro que tem experiência suficiente. Ele não pode fazer nada sozinho, que no caso é o Abel. Vai ter que se virar porque daqui a pouco tem Campeonato Brasileiro e tem passado anos consecutivos brigando para não ser rebaixado e, de repente, mais um ano de sofrimento.

FICHA TÉCNICA

Nome: Magno Alves de Araújo
Data de nascimento: 13/01/1976
Principais clubes: Criciúma, Gamba Osaka, Fluminense, Sport, Atlético-MG e Ceará
Seleção brasileira: convocado para a Copa das Confederações (2001)

Compartilhe  

últimas notícias