
Redação Publicado em 28/06/2022, às 00h00 - Atualizado às 19h33
Na última segunda-feira (27), aFederação Nacional dos Jornalistas (FENAJ), por meio da sua Comissão Nacional de Mulheres, se manifestou em uma nota oficial divulgada no Instagram sobre o caso: Klara Castanho e a relação com a exposição de sua situação pessoal por parte da mídia.
A atriz que engravidou após um estupro e encaminhou a criança para adoção, cumprindo os trâmites legais, sofreu ataques pessoais e teve de se defender com uma carta aberta em seu perfil no Instagram.
Isso após o caso ser exposto pelos jornalistas Matheus Baldi, Leo Dias e Antônia Fontenelle, que não é jornalista, mas trabalha como apresentadora.
A publicação de Leo Dias sobre o caso, publicada no Metrópoles, foi apagada. Mesmo assim, a FENAJ prestou solidariedade a Klara, e se mostrou indignada com a situação e alegou falta de ética profissional.
“São fortes as evidências de que o colunista feriu o Código de Ética do Jornalista Brasileiro.”, disse a Federação.
Em nota, também afirma que “o caso serve para reafirmar a luta encabeçada pela FENAJ e Sindicatos de Jornalistas filiados pela criação do Conselho Federal de Jornalistas (CFJ), uma forma de garantir uma profissão digna, com um contrato público e ético com a sociedade”.
A Diretoria Executiva e a Comissão de Mulheres da FENAJ vão encaminhar denúncia contra o jornalista Leo Dias à Comissão de Ética do Sindicato dos Jornalistas do Distrito Federal, que deverá apurar o caso. O colunista terá amplo direito de defesa.

Nota oficial foi divulgada pela FENAJ no Instagram e recebeu chuva de elogios pela iniciativa / Imagem: reprodução Instagram @fenajoficial
Nota oficial: Solidariedade a Klara Castanho
A Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ), por meio da sua Comissão Nacional de Mulheres, vem a público solidarizar-se com a atriz Klara Castanho, que teve uma situação pessoal exposta pela mídia, resultando em ataques pessoais aos quais teve de se defender com uma carta aberta em seu perfil no Instagram.
A atriz engravidou após um estupro e encaminhou a criança para adoção, cumprindo os trâmites legais. A situação, de caráter absolutamente particular e sigilosa, foi exposta pelo colunista do site Metrópoles, Leo Dias, no fim de semana.
Após a repercussão negativa, o link foi retirado do site. Mas a divulgação já havia desencadeado uma onda de ódio nas redes sociais, com novos ataques à honra da atriz, causando sua revitimização num já doloroso momento pessoal.
São fortes as evidências de que o colunista feriu o Código de Ética do Jornalista Brasileiro. Pela gravidade do caso, a Diretoria Executiva e a Comissão de Mulheres da FENAJ vão encaminhar denúncia contra o jornalista à Comissão de Ética do Sindicato dos Jornalistas do Distrito Federal, que deverá apurar o caso, dando amplo direito de defesa ao profissional.
O caso serve para reafirmar a luta encabeçada pela FENAJ e Sindicatos de Jornalistas filiados pela criação do Conselho Federal de Jornalistas (CFJ), uma forma de garantir uma profissão digna, com um contrato público e ético com a sociedade. Temos lutado pelo Conselho Federal dos Jornalistas para que as próprias entidades sindicais possam controlar a emissão de registros profissionais e promover a cultura do respeito ao Código de Ética, por meio da fiscalização.
Brasília, 27 de junho de 2022.
Federação Nacional dos Jornalistas – FENAJ
Comissão de Mulheres Jornalistas da FENAJ
Leia também

Dom Rafael perde direitos dinásticos após anunciar casamento

Quase 900 cobras escapam de criadouro durante enchentes no sul da China

Messi fica fora de treino antes da semifinal da Copa do Mundo

O fim da Ordem Mundial: 2026 e o retorno do "cada um por si"

Polícia Civil desmonta esquema com mais de 100 empresas de fachada e prende suspeito em São Paulo

Flávio Dino cobra explicações do Congresso e amplia investigação sobre emendas parlamentares

Lula sanciona lei que torna obrigatória educação política e cidadania nas escolas

França celebra a Bastilha, mas enfrenta uma batalha pela própria identidade

Trump revoga taxa de 20% sobre navios em Ormuz, mas mantém bloqueio ao Irã

OAB recorre ao STF após Moraes impedir visitas de Flávio Bolsonaro ao pai