Diário de São Paulo
Siga-nos

Conselho da Unicamp homologa nomes indicados por reitor para ‘cúpula’ da universidade até 2024

O Conselho Universitário da Unicamp (Consu) homologou na manhã desta terça-feira (27) os primeiros seis nomes que vão integrar a "cúpula" da universidade

Conselho da Unicamp homologa nomes indicados por reitor para ‘cúpula’ da universidade até 2024
Conselho da Unicamp homologa nomes indicados por reitor para ‘cúpula’ da universidade até 2024

Redação Publicado em 27/04/2021, às 00h00 - Atualizado às 14h32


O Conselho Universitário da Unicamp (Consu) homologou na manhã desta terça-feira (27) os primeiros seis nomes que vão integrar a “cúpula” da universidade estadual até dezembro de 2024. Todos foram indicados pelo novo reitor, Antonio José de Almeida Meirelles, o Tom Zé, que tomou posse dia 19.

A votação ocorreu durante uma sessão extraordinária que durou quase uma hora. Veja abaixo lista.

  • Coordenadora-geral: Maria Luiza Moretti – vice reitora (Faculdade de Ciências Médicas)
  • Pró-reitor de Desenvolvimento Universitário: Fernando Sarti (Instituto de Economia)
  • Pró-reitor de Pesquisa: João Marcos Travassos Romano (Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação)
  • Pró-reitor de Graduação: Ivan Felizardo Contrera Toro (Faculdade de Ciências Médicas)
  • Pró-reitor de Extensão e Cultura: Fernando Antonio Santos Coelho (Instituto de Química)
  • Pró-reitora de Pós-Graduação: Rachel Meneguello (Instituto de Filosofia e Ciências Humanas)

Órgão máximo de deliberação da instituição, o Consu é formado por 77 integrantes, entre eles, diretores de faculdades e dos colégios técnicos da Unicamp, além de representantes dos professores, de servidores técnico-administrativos, dos estudantes da graduação e pós, e da comunidade externa.

Tom Zé chegou ao cargo após vencer a consulta acadêmica e ser nomeado pelo governador de São Paulo, João Doria (PSDB). Em entrevista ao G1, ele defendeu mudanças na gestão do setor de saúde, destacou que a Unicamp deve ter aproximação com o mercado e colocou a promoção interna como uma das metas durante a gestão que conduzirá ao lado da médica e vice-reitora Maria Luiza Moretti.

A Unicamp em números

A universidade tem orçamento estimado em R$ 2,84 bilhões, incluindo R$ 208,6 milhões de uma reserva financeira com objetivo de cobrir déficit de anos anteriores e o total previsto neste exercício.

Atualmente, ela é responsável por 8% da pesquisa acadêmica no país e tem 37 mil alunos matriculados em 65 cursos de graduação e 158 de pós. Já o quadro de funcionários ativos é formado por aproximadamente 2 mil professores e 7,1 mil servidores técnico-administrativos.

Além dos campi instalados em Campinas (SP), Limeira (SP) e Piracicaba (SP), a universidade estadual também contabiliza as áreas de dois colégios técnicos – Cotuca (Campinas) e Cotil (Limeira) – além do Centro Pluridisciplinar de Pesquisas Químicas, Biológicas e Agrícolas, em Paulínia (SP).

.
.
.
G1
Compartilhe  

últimas notícias