Diário de São Paulo
Siga-nos

Busca por vacina contra febre amarela lota postos de saúde em Rio Preto

Mais três macacos foram encontrados mortos em São José do Rio Preto (SP) e exames para identificar as causas das mortes ainda serão feitos, mas a preocupação

Busca por vacina contra febre amarela lota postos de saúde em Rio Preto
Busca por vacina contra febre amarela lota postos de saúde em Rio Preto

Redação Publicado em 24/01/2017, às 00h00 - Atualizado às 16h55


Em um dia, 150 pessoas foram imunizadas no bairro Cidade Jardim.
Bairros onde macacos foram achados mortos têm aumento na vacinação.

Mais três macacos foram encontrados mortos em São José do Rio Preto (SP) e exames para identificar as causas das mortes ainda serão feitos, mas a preocupação com a febre amarela só aumenta, já que a doença está avançando em outros Estados. Nos bairros onde estes macacos foram encontrados, a procura por vacina cresceu desde segunda-feira (23).

Com medo, muita gente está lotando as unidades de saúde, em busca da vacina, que  é a única forma de se imunizar. Os estoques da vacina contra a febre amarela foram reforçados na unidade de saúde do bairro Cidade Jardim.

A medida foi tomada depois que dois macacos foram encontrados mortos em uma mata, que cerca o córrego dos Macacos, que corta o bairro. A procura pelas doses já aumentou. Só nesta segunda-feira (23) foram imunizadas mais de 150 pessoas. Nesta terça-feira (24) de manhã não foi diferente. “Eu moro no bairro e fui procurar mais rápido possível a vacina, fiquei preocupado por causa da doença”, afirma o serralheiro Breno Carlos Xavier.

Doses da vacina foram reforçadas nas unidades de saúde (Foto: Reprodução/ TV TEM)

Doses da vacina foram reforçadas nas unidades de saúde (Foto: Reprodução/ TV TEM)

Além do reforço da vacina, agentes de saúde passam de casa em casa e alertam sobre a importância da vacinação. São reforçados também os cuidados com os quintais para evitar criadouros do mosquito Aedes aegypti que pode transmitir a doença na área urbana.

Ações de prevenção semelhantes estão sendo feitas na área da unidade de saúde do bairro São Deocleciano. Outro macaco também foi encontrado morto na região com suspeita de febre amarela. A preocupação com a doença levou muita gente logo cedo a  unidade.

Até agora nove macacos foram encontrados mortos em Rio Preto. Amostras de seis animais foram recolhidas para exames. Em um dos casos o resultado foi negativo e descartou a febre amarela. Enquanto os outros exames não ficam prontos, a Secretaria Municipal de Saúde está em alerta.

“Nesse momento fazemos as equipes volantes nas empresas próximas onde os macacos foram encontrados, e ter uma cobertura maior em relação a pessoa que ainda não se vacinou”, diz a gerente de Vigilância Epidemiológica Andréia Negre Reis.

Compartilhe