Diário de São Paulo
Siga-nos

Análise: Corinthians surpreende na estreia e indica briga interna por vagas

O Corinthians começa a temporada dando esperanças à torcida de que 2017 pode ser um ano melhor do que 2016. Sem todos os reforços à disposição (Fellipe Bastos

Análise: Corinthians surpreende na estreia e indica briga interna por vagas
Análise: Corinthians surpreende na estreia e indica briga interna por vagas

Redação Publicado em 19/01/2017, às 00h00 - Atualizado às 08h21


Carille consegue bom padrão tático em apenas uma semana, e Timão começa 2017 com ótima atuação mesmo trocando toda equipe. Reservas acirram disputas

O Corinthians começa a temporada dando esperanças à torcida de que 2017 pode ser um ano melhor do que 2016. Sem todos os reforços à disposição (Fellipe Bastos e Pablo não atuaram), o Timão ignorou a falta de ritmo após apenas uma semana de treinamentos e teve uma atuação acima do esperado na goleada por 4 a 1 sobre o Vasco, em Orlando, pelo Torneio da Flórida.

Com a equipe considerada titular nos primeiros 45 minutos, o técnico Fábio Carille aproveitou o entrosamento de algumas peças conseguir levar a vantagem de 2 a 1 para o intervalo. Camacho e Rodriguinho foram os dois melhores. A boa movimentação pelo meio e a chegada frequente ao ataque abriram a defesa do Vasco. Foi assim que eles tabelaram para que o volante marcasse.


Camacho; Marlone; Vasco x Corinthians; Torneio da Flórida (Foto: AFP)

Camacho e Marlone comemoram o gol do Corinthians sobre o Vasco, em Orlando (Foto: AFP)

A liberdade dada pelo Vasco na entrada permitiu também que outros dois jogadores bastante conhecidos da torcida colocassem o Timão novamente em vantagem. Até então discreto pelo lado esquerda, Marlone fez bela jogada individual pelo meio e recebeu de Romero na cara de Martin Silva para desempatar novamente.

Jô, Moisés, Pedro Henrique e Gabriel tiveram rendimento satisfatório. Centroavante e volante, aliás, começam o ano como titulares absolutos de suas posições. Lateral-esquerdo e zagueiro se apressam para convencer Carille de quem podem levar vantagem nas disputas com Guilherme Arana e Pablo, respectivamente.

Mas o Timão também apresentou falhas, algumas delas já conhecidas dos torcedores. A defesa continua com dificuldade em cruzamentos seja pelo alto ou por baixo. Fagner também vacilou ao permitir que Eder Luis tivesse todo o tempo do mundo para dominar, olhar e acertar um lindo chute no ângulo esquerdo de Cássio.

Camacho e Rodriguinho se aproximaram bastante do ataque no primeiro tempo (Foto: GloboEsporte.com)

Camacho e Rodriguinho se aproximaram bastante do ataque no primeiro tempo Reservas prometem grande disputa por vagas

A boa atuação do primeiro tempo não deve ser o bastante para Fábio Carille decidir seus 11 titulares. Mesmo totalmente modificada, a equipe do segundo tempo manteve o bom padrão tático da primeira metade do jogo e indica que a disputa pelos lugares será grande, principalmente no setor ofensivo.

Kazim Corinthians Vasco (Foto: Daniel Augusto Jr. / Agência Corinthians)

Kazim festeja primeiro gol marcado no Timão (Daniel Augusto Jr. / Agência Corinthians)

Candidato a novo xodó da torcida, Kazim sofreu na função de centroavante, mas teve oportunismo de sobra ao fazer de cabeça o terceiro gol. Marquinhos Gabriel, o autor da jogada, foi o melhor do segundo tempo, com bons dribles pelo lado esquerdo, colocando pressão em Marlone. Foi dele o quarto gol, recebendo um presente do turco.

Se não recebeu nenhum reforço de peso até o momento, Fábio Carille pelo menos terá uma briga mais acirrada pelas vagas de titular. Além de Marquinhos, o banco de reservas hoje conta com jogadores como Guilherme e Giovanni Augusto. O Timão ainda terá Fellipe Bastos, negocia com Jadson, sonha com Drogba… O novo ano promete não ser ruim como a torcida imaginava.

Compartilhe