Levantamento com base nos balanços divulgados pelas concessionárias mostra que os aeroportos concedidos pelo governo federal perderam cerca de 6 milhões de

Redação Publicado em 18/12/2016, às 00h00 - Atualizado às 14h12
Levantamento com base nos balanços divulgados pelas concessionárias mostra que os aeroportos concedidos pelo governo federal perderam cerca de 6 milhões de passageiros na comparação entre os primeiros nove meses de 2015 e de 2016.
Os aeroportos concedidos são os de Brasília, Campinas (Viracopos), Guarulhos, Galeão (RJ), Confins (MG) e São Gonçalo do Amarante (RN).
Entre janeiro e setembro de 2015, esses aeroportos receberam 74,9 milhões de passageiros e, no mesmo período de 2016, 68,9 milhões.
A queda no movimento desses aeroportos é uma das dificuldades enfrentadas pelas concessionárias, que chegaram a pedir ao governo – que aceitou – para adiar o pagamento das outorgas (valor que uma empresa paga à União pelo direito de explorar um serviço ou bem público).
As empresas também argumentam que a crise econômica resultou na dificuldade das concessionárias de ter acesso a financiamentos.
Diante desse quadro de retração, o secretário de Política Regulatória de Aviação do Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil, Rogério Coimbra, diz que os próximos leilões estão levando em conta o novo cenário econômico.
Os novos contratos, diz, reduzem os efeitos da demanda muito alta ou muito baixa, por meio de um sistema de “gatilho”. Por esse sistema, alguns investimentos só são exigidos após os aeroportos alcançarem determinado número de passageiros por ano.
Coimbra destaca ainda que o mercado projeta recuperação na procura por voos. “No longo prazo, há otimismo de que essa queda é pontual e que, recuperando o crescimento econômico, o número de passageiros se recupera. A demanda aérea, aliás, reage rápido à melhora na economia”, diz.
Leia também

Bandejões da Unicamp voltam a funcionar sem restrição de acesso, mas com mudanças na oferta de refeições na pandemia

VÍDEOS polêmicos de MC Pipokinha em site pornô horrorizam internautas

Gaeco mira esquema financeiro do PCC que cita oficiais de alta patente da Polícia Militar

Saiba como P. Diddy pode estar envolvido na morte de Michael Jackson (e o Rei do Pop tentou avisar!)

Honor prepara celular com câmera robótica que segue pessoas e gira quase 360 graus

Quem era Michele Leão Azevedo, capitã da PM morta em Belo Horizonte

Fãs protestam e pedem liberdade de Deolane na Avenida Paulista

Polícia fecha açougue no RJ que vendia pombos vivos

Lula volta a citar enforcamento de traidores e eleva confronto com Flávio Bolsonaro

Flávio Bolsonaro lança o “Tesouraço” e endurece discurso contra Lula