Diário de São Paulo
Siga-nos

Aeroporto de Rio Preto terá posto de emissão de certificado de vacinação

Por causa dos casos de febre amarela em macacos e também em humanos em várias regiões do país, o aeroporto de São José do Rio Preto (SP) terá um posto de

Aeroporto de Rio Preto terá posto de emissão de certificado de vacinação
Aeroporto de Rio Preto terá posto de emissão de certificado de vacinação

Redação Publicado em 29/01/2017, às 00h00 - Atualizado às 22h07


Assim que a Anvisa liberar processo, Rio Preto realizará a emissão.
No aeroporto será realizada somente a parte burocrática da documentação.

Por causa dos casos de febre amarela em macacos e também em humanos em várias regiões do país, o aeroporto de São José do Rio Preto (SP) terá um posto de emissão de “Certificado Internacional de Vacinação e Profilaxia”. Assim que a Anvisa liberar o processo, Rio Preto realizará a emissão do certificado para moradores da cidade e toda a região, além de passageiros em trânsito.

No aeroporto será realizada somente a parte burocrática da documentação com a transformação da carteira de nacional para internacional, já que a vacinação propriamente dita deve ser feita nos postos de saúde dos municípios.

A exigência do “Certificado Internacional de Vacinação e Profilaxia” é prevista no Regulamento Sanitário Internacional e alguns países exigem este documento para viajantes provenientes de países com risco de transmissão de febre amarela. Em se tratando de país com risco de transmissão, pode-se exigir o certificado para viajantes de todos os países.

A iniciativa da montagem do posto visa facilitar a vida de pessoas que precisam ter o documento atualizado, uma vez que a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) não funciona mais em tempo integral nos aeroportos internacionais.

Posteriormente, o posto também será aproveitado em campanhas nacionais de imunização. O Daesp cedeu o espaço físico e o município a liberação de equipamentos e pessoal para viabilizar a expedição da carteira. O atendimento será realizado com agendamento prévio.

Certificado internacional de vacinação será emitido em São Carlos (Foto: Reprodução EPTV)

Certificado internacional de vacinação será emitido (Foto: Reprodução EPTV)

Casos
Vários macacos foram encontrados mortos em Rio Preto e também na região. Em um dos casos, foi confirmada a causa da morte como febre amarela. Desde então, a Secretaria de Saúde de Rio Preto tem intensificado a vacinação.

No ano passado, um operário de 38 anos morreu por causa da febre amarela na região de Rio Preto. A vítima morava em Bady Bassitt (SP) e morreu depois de ficar duas semanas internado no Hospital de Base de Rio Preto. Há oito anos a região não registrava casos desta doença. Esse caso de febre amarela é do tipo silvestre e não da urbana, segundo a Sucen.

Doença
A febre amarela é uma doença grave, que pode matar, por isso a importância da vacinação para quem ainda não tomou a vacina ou está com a dose em atraso. Rio Preto tem a vacina disponível em qualquer uma das 27 unidades de saúde do município.

A vacina, no entanto, não é recomendada para mulheres grávidas, mulheres que estejam amamentando criança com menos de 6 meses de vida, pessoas com doenças ou em tratamento que prejudique a resposta imunológica (HIV/AiDS, quimioterapia, etc) e pessoas com alergia grave ao ovo ou a algum componente da vacina.

Nova ala do aeroporto de São José do Rio Preto (Foto: Juliano Abocater/TV TEM )
Compartilhe