Diário de São Paulo
Siga-nos

Aeronáutica dá parecer favorável à ampliação do aterro sanitário de Araçatuba

A Aeronáutica deu o parecer favorável para a ampliação do aterro sanitário de Araçatuba (SP), depois que a prefeitura argumentou que o local não oferece

Aeronáutica dá parecer favorável à ampliação do aterro sanitário de Araçatuba
Aeronáutica dá parecer favorável à ampliação do aterro sanitário de Araçatuba

Redação Publicado em 04/10/2017, às 00h00 - Atualizado às 07h36


A Aeronáutica deu o parecer favorável para a ampliação do aterro sanitário de Araçatuba (SP), depois que a prefeitura argumentou que o local não oferece perigo ao aeroporto localizado a aproximadamente 8 quilômetros, apesar de uma portaria do Comando da Aeronáutica proibir aterros a menos de 20 quilômetros de distância de aeroportos.

Mesmo com o parecer favorável do Seripa – Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos, as licenças ambientais ainda serão enviadas à Cetesb e o aterro permanece em funcionamento com uma licença provisória que vence no dia 2 de dezembro.

“Nós também fizemos o estudo aviário, que é para avaliar a intercorrência de urubus. Mas nós não temos urubus, não somos um vazadouro. Vazadouro e lixão são coisas diferentes. O nosso é um aterro e muito bem avaliado”, explica o prefeito Dilador Borges.

A obra de ampliação do aterro vai custar quase R$ 800 mil. Uma licitação foi feita e a empresa para realizar o serviço foi selecionada.

Atualmente, o aterro atua no limite. A primeira licença ambiental venceu em 2015 e, até então, o prazo foi prorrogado por mais de uma vez. Com a ampliação, o aterro terá sobrevida de mais dois anos e suportar até três vezes mais lixo, de acordo com Petrônio Pereira Lima, secretário de Meio Ambiente.

Compartilhe  

últimas notícias