Diário de São Paulo
Siga-nos
Alerta!

VSR: conheça o vírus respiratório da época que só perde para a Covid-19

Principalmente entre crianças e idosos, pode evoluir para casos graves

O vírus sincicial respiratório (VSR), é uma doença respiratória do outono e inverno. - Imagem: reprodução I Freepik
O vírus sincicial respiratório (VSR), é uma doença respiratória do outono e inverno. - Imagem: reprodução I Freepik

Juliane Moreti Publicado em 08/04/2023, às 17h27


O vírus sincicial respiratório (VSR), é uma doença respiratória que sempre esteve presente no Brasil, com sintomas de um resfriado comum, sendo perigosa principalmente entre idosos e bebês. Ele só perde para a Covid-19, que registrou mais casos positivos nos últimos anos. 

De acordo com informações do portal G1, o VSR é mais frequente durante o outono e inverno - época que estamos - sendo um alerta para a população. Ainda assim, causou mais infecções que o vírus da gripe.

Por ser uma doença respiratória, o VSR é altamente transmissível, ou seja, pode ser contagioso pelo ar ou pelo toque em objetos contaminados. Por isso, para previnir, é importante evitar ambientes fechados, utilizar máscaras e realizar a higienização das mãos (ainda não há vacina). 

Sintomas e casos graves 

O vírus respiratório possui sintomas parecidos ao resfriado, sendo febre, tosse, espirros, coriza e mal-estar. Quando a pessoa está em boa condição de saúde (imunidade alta), em poucos dias, os incômodos desaparecem. 

Mas, atenção! O VSR pode evoluir para casos mais graves principalmente em crianças, de 0 a 4 anos, idosos, portadores de distúrbios cardíacos congênitos ou doenças pulmonares crônicas. Assim, pode atingir os brônquios, alvéolos e pulmões, tornando-se fatal. 

Compartilhe  

últimas notícias