Diário de São Paulo
Siga-nos
Saúde

Sinal oculto nos dedos pode revelar câncer no pulmão; saiba como fazer teste

O teste da janela de Schamroth pode ser feito em apenas alguns segundos

Sinal oculto nos dedos pode revelar câncer no pulmão - Imagem: reprodução Freepik
Sinal oculto nos dedos pode revelar câncer no pulmão - Imagem: reprodução Freepik

Manoela Cardozo Publicado em 30/05/2023, às 13h00 - Atualizado às 13h58


A descoberta de que um simples teste do dedo pode mostrar um sinal de câncer de pulmão logo no início chocou a internet.

Segundo informações do Catraca Livre, quando uma pessoa tem essa doença, mesmo sem sintomas, ela pode ter uma condição chamada de baqueteamento digital.

Isso faz com que a ponta dos dedos fique arredondada e as unhas sejam alargadas, curvadas para baixo e mais moles.

Conforme a Cancer Research, mais de 35% das pessoas com câncer de pulmão de células não pequenas têm baqueteamento digital.

Essa condição foi descrita há muito tempo, cerca de 2.400 anos atrás, por Hipócrates, relacionada a doenças pulmonares graves, como enfisema pulmonar.

Desde então, tem sido observada em diferentes doenças, como doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), cirrose hepática, cardiopatias congênitas cianóticas, câncer de pulmão maligno, doenças inflamatórias intestinais, entre outras.

Como identificar?

Existe um teste que pode identificar essa condição, chamado teste da janela de Schamroth. Consiste em pressionar as unhas do polegar e do indicador juntas e verificar se há um pequeno espaço em forma de diamante entre elas.

Em condições normais, geralmente é possível ver esse espaço entre as unhas dos dois dedos. No caso do baqueteamento digital, esse espaço ou janela não é visível.

Mas é importante ressaltar que nem sempre essa característica está relacionada a alguma doença, pois também pode acontecer por causa das alterações genéticas, sendo comum em famílias com histórico dessa condição durante a infância ou adolescência.

Compartilhe  

últimas notícias