Diário de São Paulo
Siga-nos
SAÚDE

Seu nariz vive entupido? Veja dicas para melhorar

Segundo especialista, no outono, as chances do nosso nariz entupir aumentam

Segundo uma especialista, no outono as chances do nosso nariz entupir aumentam - Imagem: Reprodução/Freepik
Segundo uma especialista, no outono as chances do nosso nariz entupir aumentam - Imagem: Reprodução/Freepik

Ana Rodrigues Publicado em 02/04/2024, às 10h23


Quem vive com o nariz entupido tem uma qualidade de vida comprometida. E, mesmo fazendo lavagem nasal, uso de medicamentos ou até mesmo exercícios de respiração, o desconforto costuma não passar. Entenda o que pode levar isso acontecer.

De acordo com o Metrópoles, segundo a médica otorrinolaringologista Renata Moura Barizon, essa obstrução pode acontecer por diversos motivos. Entre os mais comuns estão as inflamações das mucosas nasais, que são causadas por vírus ou bactérias, e a irritação causada por produtos químicos ou processos alérgicos. E, além disso, a anatomia das narinas também pode levar à sensação de bloqueio da passagem de ar.

Muitas outras causas podem estar relacionadas à sensação de estar constantemente com o nariz entupido, como desvio de septo, malformações e tumores, ou formação de carne esponjosa", enumerou a otorrinolaringologista.

De acordo com a médica, as alterações anatômicas mais comuns nas crianças são o aumento da adenoide e do corneto, isto é, as estruturas de osso, tecido esponjoso e mucosa, que ajudam a aquecer e umidificar o fluxo de ar que passa pelo nariz. Quando aumentam de tamanho, os cornetos levam à obstrução nasal.

Já nos adultos, essas alterações anatômicas mais frequentes incluem o desvio de septo e também o aumento dos cornetos e pólipos nasais.

Um quadro de gripe, resfriado ou sinusite, por exemplo, pode levar ao inchaço desses cornetos por conta de um problema inflamatório e o acúmulo de secreção", disse a especialista.

Renata ainda lembra que a rinite alérgica pode causar os mesmos sintomas, também levando à obstrução nasal. Porém, vale reforçar que, se o nariz está sempre entupido, independente de alguma doença, a causa pode ser uma alteração anatômica do nariz.

Quando entramos no outono, as chances do nosso nariz entupir aumentam, conforme informou Renata ao Saúde em Dia. Isso acontece porque é uma época do ano em que começam os processos alérgicos, o que acontece principalmente com quem já tem suscetibilidade a ter alguma alergia.

[A alergia] provoca um processo inflamatório dos cornetos, deixa eles aumentados de tamanho e também com uma produção maior de secreção, e esse acúmulo de secreção com inchaço dos cornetos deixa o nariz entupido", explicou a médica.

Qual a prevenção?

De acordo com Renata, uma forma de prevenir o nariz entupido é fazer uma lavagem nasal com soro fisiológico. Porém, caso o problema persista, é preciso procurar uma especialista para avaliação e iniciar um tratamento adequado.

Compartilhe  

últimas notícias