O anúncio aconteceu depois de mais de 20 milhões de mortes

Vitória Tedeschi Publicado em 05/05/2023, às 13h22
A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou, nesta sexta-feira (05), o fim da emergência sanitária da pandemia de covid-19. A mudança de status ocorre após a 15ª reunião do Comitê de Emergência para a Covid-19 e cerca de 20 milhões de mortos em três anos.
A data que entra para a história recente da ciência e do mundo marca o momento em que especialistas chegaram à conclusão de que o vírus não representa mais uma ameaça sanitária internacional e que, portanto, a crise é oficialmente declarada como encerrada.
O status de "emergência em saúde global" foi atribuído em 30 de janeiro de 2020 pela organização é suspensa depois de 1.191 dias em vigor. O anúncio foi feito pelo diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus.
Com grande esperança, declaro a Covid-19 encerrada como uma emergência de saúde global", afirmou.
É importante citar que a redução da escalada mundial de contaminação e mortes causadas pelo vírus Sars-Cov-2 acontece graças ao avanço da vacinação no mundo, que, de acordo com Tedros, nos permitiu ver, no último ano, tendência de queda de casos e mortes, e diminuição da pressão sobre os sistemas de saúde.
O desenvolvimento do imunizante, fruto de um esforço científico global sem precedentes, ocorreu em tempo recorde. As primeiras doses começaram a ser dadas em dezembro de 2020 - no Brasil, a aplicação começou só no mês seguinte.
Embora tenha declarado o fim da emergência, o diretor da OMS frisou que a covid não deixou de ser uma "ameaça à saúde global". Conforme ele, só na semana passada, a doença fez uma vítima a cada três minutos, e milhares seguem na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) lutando por suas vidas e milhões vivem os efeitos debilitantes da síndrome pós-covid.
Leia também

Relembre a Lei Mariana Ferrer, criada após revolta com audiência do caso

Caso Palmeiras: Laudo do IML não aponta lesões corporais, mas Polícia Civil mantém investigação de suposto abuso infantil

Anac autoriza duas novas companhias aéreas internacionais a operar no Brasil

Incêndio destrói galpão de distribuidora de autopeças na Lapa, em São Paulo

Investigado por suposta falsificação de peças de luxo já foi denunciado pelo GAECO em caso de roubo de cargas

STF oficializa fim da aposentadoria compulsória como punição máxima para juízes

Influenciadora rebate críticas por namoro com ex-presidente da CBF 53 anos mais velho

Metrô de São Paulo distribui álbuns da Copa do Mundo e promove ação solidária com figurinhas repetidas

Torre Eiffel fecha as portas em meio a onda de calor histórica que castiga a França

Mulher é condenada a 66 anos de prisão por envenenar ovo de Páscoa e matar crianças no Maranhão