Diário de São Paulo
Siga-nos

OMS alerta para alto risco de acidente biológico em laboratório invadido no Sudão

Organização Mundial da Saúde pede medidas urgentes para evitar vazamento de patógenos perigosos

Laboratório Sudão. - Imagem: Reprodução |  EFE/EPA
Laboratório Sudão. - Imagem: Reprodução | EFE/EPA

Marina Roveda Publicado em 27/04/2023, às 08h14


A Organização Mundial da Saúde (OMS) emitiu um alerta de alto risco de contaminação biológica após o laboratório central de saúde pública em Cartum, capital do Sudão, ser invadido por um grupo ainda não identificado. 

Durante uma coletiva de imprensa nesta terça-feira (25), o representante da OMSno país, Nima Saeed Abid, explicou que o laboratório armazena uma ampla variedade de materiais biológicos e químicos, incluindo patógenos como o sarampo e a cólera, e que técnicos de laboratório treinados não têm mais acesso ao local. 

Técnicos de laboratório treinados não têm mais acesso ao laboratório e, com cortes de energia, não é possível gerenciar adequadamente os materiais biológicos armazenados no laboratório para fins médicos”, afirmou Saeed Abid.

Com cortes de energia, não é possível gerenciar adequadamente os materiais biológicos armazenados no laboratório para fins médicos. Além dos perigos biológicos, o representante da OMSalertou para o risco de deterioração dos estoques de bolsas de sangue, já que o laboratório funciona como banco central de sangue do país. 

Ainda não se sabe quem são os responsáveis pela invasão, mas o laboratório está localizado no centro de Cartum, próximo aos locais de conflito entre os militares do Sudãoe as Forças de Apoio Rápido, um grupo paramilitar. 

Desde o início dos combates no país, há dez dias, dezenas de hospitais já fecharam em Cartum e outras partes do Sudão devido à diminuição dos suprimentos médicos e de combustível. A OMSadvertiu que, se a violência não parar, existe o risco de o sistema de saúdeentrar em colapso.

Compartilhe  

últimas notícias