Diário de São Paulo
Siga-nos
Pandemia

REVELADO - EUA descobrem como o vírus da Covid-19 se espalhou

A mudança de posicionamento foi descrita em um relatório

O vírus da Covid-19 provavelmente se espalhou a partir de um vazamento em um laboratório Chinês. - Imagem: reprodução I Freepik
O vírus da Covid-19 provavelmente se espalhou a partir de um vazamento em um laboratório Chinês. - Imagem: reprodução I Freepik

Juliane Moreti Publicado em 27/02/2023, às 17h22


O Departamento de Energia dos Estados Unidos mudou de posicionamento e fez uma revelação bombástica sobre a origem do vírus da Covid-19: provavelmente, a doença se espalhou a partir de um vazamento em um laboratório Chinês. 

De acordo com o portal CNN Brasil, o órgão reavalia agora sobre a origem do vírus que possivelmente se espalhou em um lugar especialmente pensado para a realização de experiências em Wuhan (China). A informação está descrita em um relatório de inteligência confidencial fornecido recentemente à Casa Branca e aos principais membros do Congresso. 

A conclusão vinda do Departamento é importante porque, na verdade, a instituição é possui conhecimento científico e superviosa uma rede de outros laboratórios nos EUA. A atualização, porém, não foi solicitada pelo Congresso, mas existe uma pressão de parlamentares, por exemplo, para mais informações. 

Telegramas do Departamento de Estado dos EUA em 2018 e documentos internos chineses já mostravam uma preocupação com a biossegurança de laboratórios da China. Além disso, o SARS-Cov-2 circulou pela primeira vez em Wuhan.

Antes, a agência manifestava dúvidas sobre a origem do vírus. Algumas versões já haviam sido especuladas, entretanto, sem remodelar o documento.

Sendo assim, a nova atualização mostra uma mudança de posicionamento descrita nos papéis de 2021, que antes citava sobre um vazamento de um laboratório ou proveniente de um animal. Contudo, em o novo formato, descarta a possibilidade de um programa chinês de armas biológicas, como já havia sido cogitado. 

Apesar dessas informações, as autoridades do país se recusam a falar sobre o tema. Além disso, outros órgãos importantes também estão em dúvida e continuam as análises divergentes sobre a origem do SARS-Cov-2.

Compartilhe  

últimas notícias